DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE)

A obra é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e a integração dos dois estados

Fonte: AgênciaGov

DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) -
DNIT assina ordem de início dos serviços para execução da ponte entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) -

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou neste sábado (13), a ordem de serviço que vai permitir a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e posterior execução das obras de construção da ponte sobre o rio São Francisco – ligando os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE.

O documento foi assinado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho; pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas; pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; pelo prefeito de Neópolis, Célio de Zequinha; pelo prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes e pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão.

A solenidade de assinatura, que aconteceu no Largo de São Gonçalo, localizado no Centro Histórico do município de Penedo, em Alagoas, contou também com presença do Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; do diretor-executivo do DNIT, Carlos Barros e dos superintendentes Regionais de Alagoas e Sergipe, André Paes e Halpher Luiggi, respectivamente e ainda a presença de Fernando Farias, senador por Alagoas e de outros parlamentares dos dois estados.

A ponte será construída entre as sedes municipais de Penedo, no estado de Alagoas, e de Neópolis, no estado de Sergipe, onde estes têm como divisor o rio São Francisco.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente o acesso até Neópolis, a partir de Aracaju, pode ser efetuado tanto pelo interior, pelas BR-101/BR-335, em percurso de cerca de 120 quilômetros, como também pelo litoral, tomando a SE-100, em um percurso de cerca de 110 quilômetros. A partir de Maceió/AL, o acesso até Penedo tem o menor percurso (cerca de 170 quilômetros de extensão), pelas rodovias BR-101 e AL-105.

O trecho a ser projetado deverá receber influências de alguns polos geradores de tráfego, bem como das vias existentes na localidade (tráfego local) e de algumas rodovias cujo tráfego poderá ser desviado para a nova ponte. É importante destacar que atualmente a travessia é feita, muitas vezes, por meio de balsas.

O empreendimento – A ponte será construída sobre o rio São Francisco, bem como as interseções e segmentos rodoviários complementares, interligando a rodovia SE-335, em Neópolis, à AL-225, em Penedo. A estrutura terá uma extensão estimada em 1,18 quilômetros, 18 metros de largura e um trecho central em balanço sucessivo de 300 metros com vãos laterais de 75 metros e vão central de 150 metros.

Benefícios – O meio socioeconômico da área de influência do empreendimento certamente será alterado com a implantação da ponte na BR-349/AL, tendo reflexos diretos na economia regional e na qualidade de vida de seus habitantes. Com a construção da ponte, os cidadãos poderão usufruir dos seguintes benefícios: Redução do tempo de viagens e aumento das condições de segurança de usuários da rodovia e da população local; Facilitação do acesso das populações locais aos serviços sociais (educação, saúde etc.); Melhoria das condições de escoamento dos produtos locais e impactos positivos no incremento e competitividade da economia regional; Redução dos custos operacionais dos veículos, com impactos positivos no preço dos fretes e das tarifas pagas pelos usuários; Incremento das atividades econômicas e consequentemente, aumento dos recursos tributários arrecadados nos municípios da área de influência.

A nova estrutura representará um impulso de desenvolvimento entre Alagoas e Sergipe e permitirá maior segurança no deslocamento dos milhares de habitantes existentes nas duas regiões, uma vez que o rio São Francisco representa um indutor histórico da região e a ligação rodoviária entre as duas cidades permitirá a continuidade desse desenvolvimento.

A obra demandará investimentos de aproximadamente R$ 203 milhões e terá como consequência um estímulo à economia local, diversificando também os serviços ligados ao turismo. O prazo estimado para execução dos projetos e das obras é de 36 meses.

Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).