Onça-pintada ‘desfila’ para pescadores e ganha peixe, vídeo

Acostumado com a presença dos Humanos em seu território, o felino chega a deitar no banco de arreia e faz graça.

Fonte: CenárioMT

onca pintada desfila para pescadores e ganha peixe video 1084641

Uma onça-pintada desfilou para pescadores e ganhou um peixe de recompensa. Um vídeo, gravado possivelmente no Pantanal Mato-grossense, está circulando nos grupo de WatsApp.

A autoria da gravação e a data do ocorrido, são desconhecidas.

Majestosa, a onça-pintada aparece às margens de um rio, momento em que pescadores estão em uma embarcação.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Acostumado com a presença dos Humanos em seu território, o felino chega a deitar no banco de arreia e faz graça, chamando a atenção dos visitantes.

[Continua depois da Publicidade]

Como recompensa, um dos pescadores joga um peixe. O animal silvestre abocanha a refeição e em seguida caminha em direção a vegetação para saborear tranquilamente o mimo recebido.

O homem que grava o vídeo chega a brincar: “Mãe, se a senhora ver esse vídeo não fica preocupada não, porque estou dentro da água, ta!… (risos)”.

ASSISTA:

Onça-pintada

A onça-pintada ou jaguar (Panthera onca), também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melânicos), é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos (Felidae) encontrada nas Américas.

É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo).

Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, está extinta desde o início do século XX, mas possivelmente ainda ocorre no Arizona.

800px Jaguar Panthera onca palustris female Piquiri River 2
Onça-pintada fêmea na região do rio Piqueri, no Pantanal, no Brasil. (Foto: Charles J. Sharp).

É encontrada principalmente em ambientes de florestas tropicais, e geralmente não ocorre acima dos 1 200 m de altitude. A onça-pintada está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.

É um felino de porte grande, com peso variando de 56 a 92 quilos, podendo chegar a 158 quilos, e comprimento variando de 1,12 a 1,85 m sem a cauda, que é relativamente curta. Fisicamente semelhante ao leopardo, dele se diferencia pelo padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho. Existem indivíduos totalmente pretos.

As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos.

Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

[Continua depois da Publicidade]

É um animal crepuscular e solitário. Caça através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.

Porém, tem preferência por grandes herbívoros, podendo atacar o gado doméstico. Frequentemente convive com a onça-parda (Puma concolor), influenciando os hábitos e comportamento deste outro felino.

Se você gostou deste post Onça-pintada ‘desfila’ para pescadores e ganha peixe, vídeo vai gostar também de ler esta notícia: Onça-parda atacando capivara é flagrada por pecuarista; veja o vídeo

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.