Incrível! búfalo coloca onça-pintada para correr

Fonte: CenarioMT

A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuída em 77 países em cinco continentes
A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuída em 77 países em cinco continentes. Foto: @Paulo Roberto C M Jr.

Um registro incrível e porque não dizer: “uma cena raríssima de se ver” no Pantanal Mato-grossense, onde mostra búfalo colocando onça-pintada para correr.

O registro foi feito pelo guia turístico @Ailton Lara (Siga no Instagram) na região de Porto Jofre, no Pantanal.

“Um registro raro ! Esta é a melhor parte desse avistamento incrível”, descreveu Lara em eu perfil. O guia é conhecido por fazer lindíssimos registros de onças-pintadas

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

A onça-pintada é um felino de porte grande, com peso variando de 56 a 92 quilos, podendo chegar a 158 quilos, porém, nesse caso não foi páreo para a força bruta dos búfalos: ASSISTA.

[Continua depois da Publicidade]

O Búfalo

O búfalo (Bubalus) é um gênero da família Bovidae, sub-família Bovinae, que foi amplamente distribuído na Eurásia no Pleistoceno. O gênero Bubalus inclui quatro espécies: Bubalus depressicornis ou Anoa, que vive apenas na Indonésia; Bubalus mindorensis, encontrado apenas na ilha de Mindoro nas Filipinas; Bubalus arnee, o selvagem búfalo-asiático, originário do norte da Índia; e o Bubalus bubalis, espécie derivada da domesticação de Bubalus arnee.

A domesticação ocorreu relativamente recentemente (há 5.000 anos) em comparação com a domesticação do Bos taurus (há 10000 anos). O búfalo asiático parece ser domesticado no vale do Indo, na China e na Mesopotâmia, de onde foi introduzido no Egito e no sul da Itália pela invasão dos árabes no século VIII e depois nos Balcãs pelos cruzados e, finalmente, pela invasão turca seljúcida, durante a expansão do Império Otomano no século XV.

A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuída em 77 países em cinco continentes, com 201 milhões (96,8%) na Ásia; 3,5 milhões na África (1,7%); 2,5 milhões (1,2%) na América, 460 mil na Europa (0,2%) e cerca de 137 mil cabeças na Oceania 

No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: MediterrâneoMurrahJaffarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano).Os animais da raça Mediterrâneo têm origem italiana, possuem aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos.

A raça Carabao é a única adaptada às regiões pantanosas, e está concentrada na ilha de Marajó, no Pará e no Maranhão; teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite, além de serem bastante utilizados como força motriz.

A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuída em 77 países em cinco continentes
A população mundial de búfalos é estimada em 208 milhões de cabeças distribuída em 77 países em cinco continentes. Foto: @Paulo Roberto C M Jr.

Os Bubalinos têm temperamento dócil, o que facilita sua criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas. Como sua pele é preta com poucos pelos também pretos, sofrem muito quando estão sob a luz do sol e, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os bubalinos têm de dissipar o calor extracorpóreo, em função do reduzido número de glândulas sudoríparas.

Por esse motivo as propriedades de bubalinos geralmente dispõe de açude ou lago para que o animal possa ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia, tendo ainda como coadjuvante para a sua perfeita regulação térmica corpórea, áreas de sombra. (Fonte: Wikipédia).

Se você gostou deste post: Incrível! búfalo coloca onça-pintada para correr – vai gostar também de ler esta notícia: Jovem corajosa enfrenta urso para salvar cachorros

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.