Inacreditável o lugar onde cobra mortal se escondeu

Fonte: CenarioMT

A característica mais distintiva e impressionante da cobra naja indiana é a capa, que faz levantando a parte anterior do corpo e espalhando algumas das costelas na região do pescoço, quando ela é ameaçada.
A característica mais distintiva e impressionante da naja indiana é a capa, que faz levantando a parte anterior do corpo e espalhando algumas das costelas na região do pescoço, quando ela é ameaçada. Foto: Saleem Hameed (Wikipédia)

É inacreditável onde uma cobra mortal resolveu se esconder. Imagina o susto e até mesmo o medo, que você leitor, passaria ao ir ao banheiro e precisar usar o vaso sanitário e encontrar uma cobra super venenosa dentro.

Foi praticamente isso que uma família indiana passou, semana passada, quando alguém precisou usar a latrina.

Uma cobra naja indiana estava escondida dentro do vaso. Foi preciso acionar um especialista em resgate de cobras peçonhentas para retirá-la do local com segurança.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Usando as técnicas adequadas, o especialista mostrou muita habilidade par lidar com a cobra mortal. ASSISTA:

[Continua depois da Publicidade]

Naja Naja indiana a cobra mortal

Extremamente venenosa, a naja indiana ou naja naja como também é conhecida, esta entre as quatro espécies que mais causam acidentes, envolvendo serpentes na Índia.

Esta serpente é reverenciada na mitologia e cultura indiana, e é vista frequentemente com encantadores de serpentes. É protegida por uma lei de proteção de animais selvagens da Índia (1972).

Atrás da cabeça da serpente tem 200 listas circulares ligadas por uma linha curva que semelha os óculos, por causa disso é conhecida como naja-binóculo, cobra-capelo ou serpente-de-lunetas.

Uma cobra média mede de cerca de 1,9 metros de comprimento e raramente chega 2,4 metros.

Najas indianas são ovíparas e depositam seus ovos entre os meses de abril e julho. A naja fêmea põe 10 a 30 ovos em buracos de rato ou cupinzeiros e os ovos eclodem 48 a 69 dias depois. Foto: Kamalnv (Wikipédia).
Najas indianas são ovíparas e depositam seus ovos entre os meses de abril e julho. A naja fêmea põe 10 a 30 ovos em buracos de rato ou cupinzeiros e os ovos eclodem 48 a 69 dias depois. Foto: Kamalnv (Wikipédia).

A peçonha (veneno) da naja indiana contém uma neurotoxina pós-sináptica poderosa. O veneno age sobre as lacunas sinápticas dos nervos, assim, paralisa os músculos, e em mordidas graves leva à insuficiência respiratória ou parada cardíaca.

Os componentes do veneno incluem enzimas como a hialuronidase, que causa lise e aumenta a propagação do veneno. A toxicidade do seu veneno é semelhante ao da naja chinesa e tem efeito semelhante ao de curare, substância com que os indígenas da América do Sul envenenavam suas flechas, e é uma das espécies mais venenosas com base em valor LD50 em ratos.

Os sintomas de envenenamento dessa cobra pode começar de 15 minutos a duas horas após a picada, e pode ser fatal em menos de uma hora.

Se você gostou deste post: Inacreditável o lugar onde cobra mortal se escondeu  – vai gostar também de ler esta notícia: Incrível camuflagem da cobra sucuri no brejo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.