Novo prédio pra Politec

A ação resolve, por agora, um dos gargalos da Politec. Para que a unidade possa estar 100% adequada às necessidades da equipe, é indispensável uma nova sede. O Município já destinou a área para o prédio, ao lado da sede da nova delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), que está sendo construída na Avenida Los Angeles. E o barulho? Então, o projeto da nova sede contempla uma área subterrânea, e os testes desta natureza serão feitos em ambiente especialmente isolado.

A proximidade entre as duas unidades deve otimizar processos e, principalmente, amenizar o sofrimento de vítimas que precisam de exame de corpo de delito, especialmente nos casos da Lei Maria da Penha.

[Continua depois da Publicidade]

Ações que trazem segurança

Pois é. “E as questões humanas são prioridade”, reforçou o prefeito Ari Lafin, voltando a bater na tecla que “segurança pública também é obrigação do Município sim”. Para tanto, a área para a nova unidade já foi disponibilizada pela Prefeitura.

Mais uma vez, o gestor listou aos integrantes do GGI que várias são as ações que trazem seus reflexos para a segurança pública: disponibilização de atividades esportivas e culturais no contraturno escolar, construção de áreas públicas focadas no esporte e no lazer, limpeza e reforço da iluminação pública.

Novos delegados

Na oportunidade, o prefeito também deu as boas vindas aos novos delegados que estão atuando em Sorriso, o delegado Eugênio Rudy, e a delegada Jéssica Cristina de Assis. Os novos integrantes da PJC devem receber reforço na próxima semana, quando um terceiro delegado deve começar a atuar no Município, antecipou o secretário Moura.

Operações de combate à criminalidade

Durante a reunião, os integrantes do GGI também avaliaram a Operação Dissidência, deflagrada no Município por meio da Força-Tarefa, equipe composta por integrantes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), PJC, e Polícia Militar (PM). Inclusive, o comandante da PM em Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, acrescentou que, após a Dissidência, foi promovida a “Força Total”, que teve como foco ampliar as ações de prevenção e repressão imediata à criminalidade. “Isso permite a aproximação com a comunidade e já recebemos o aval de nossos superiores para a realização de operações assim sempre que for necessário”, declarou o comandante.

Evolução do GGI

Pois é… lembra do eu e do nós? Quem destacou a importância do diálogo promovido no GGI foi o delegado Eugênio. O novato teve sua fala reforçada por um “veterano” de GGI. O advogado Fernando Mascarello, atual presidente da OAB Sorriso. “Já sentamos para discutir problemas como a falta de material de escritório, falta de combustível para viatura e hoje estamos discutindo uma nova sede para a Politec, isso mostra que não estamos ‘enxugando gelo’ e nossas discussões trazem resultado sim”, lembrou.

Helicóptero da PRF

Fato é que “quem se comunica não se trumbica”, como dizia Chacrinha. Graças ao diálogo entre Executivo Municipal e Executivo Estadual, foi resolvida a demanda para abrigar o helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.  A aeronave, modelo Koala, da marca Agusta, que conta com equipamento de resgate e permite filmagens noturnas, aterrissou em Sorriso em julho.

Desde então, estava, temporariamente abrigada no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas e havia a necessidade para a construção de um hangar exclusivo para abrigá-la.

“Conversamos e conseguimos, junto ao secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, garantir que o helicóptero possa ficar de maneira definitiva abrigado no Ciopaer”, compartilhou o prefeito, destacando que a gestão conjunta deve resultar na economia de, no mínimo, R$ 10 milhões dos cofres públicos municipais.