Na prática isso quer dizer que técnicos de enfermagem e enfermeiros contratados pelo Município passarão a rodar em todas as viaturas do Corpo de Bombeiros; juntos os militares e profissionais da saúde irão receber suporte de um médico regulador que passará instruções e os pacientes poderão receber atendimentos mais invasivos como a aplicação de soro ou de medicação no local da chamada.

Hoje, o Município já disponibiliza seis técnicos de enfermagem que rodam junto com os Bombeiros; com a ampliação da parceria e dos serviços esse número subirá para oito técnicos com mais quatro enfermeiros, aperfeiçoando o atendimento prestado. A intenção, no futuro, é ampliar o serviço com a presença de médicos interventores rodando junto também.

Como vai funcionar

[Continua depois da Publicidade]

Nesse primeiro momento, o Município irá contar com os serviços de um médico regulador que ao receber a ocorrência fará o processo de triagem, encaminhando o paciente, de acordo com a gravidade do caso, diretamente para UPA Sara Akemi Ichicava; Hospital Regional de Sorriso ou unidades de PSFs mesmo, quando incluir casos como verificação de pressão arterial, por exemplo. O médico regulador atuará da Central, hoje instalada em Sinop em parceria com a equipe local.

“Com isso, além de já avançar com o atendimento profissional no momento do resgate e do transporte, a parceria também permite que os bombeiros possam atuar em outras áreas, o que resulta em aumento de efetivo, ainda que indireto”, explica o comandante do CRBM III, o tenente-coronel BM Jean Oliveira.

“Este é um tema que estamos discutindo há um bom tempo e sim, vamos seguir com este trâmite junto aos Bombeiros, o que vai melhorar os atendimentos, tornar mais ágil este trabalho, sem a necessidade de grandes investimento no momento; e, futuramente pensamos em atuar com Bombeiros e Samu em forma de parceria”, destaca o prefeito Ari Lafin.

Viabilização do termo

A partir de agora, tem início o trabalho burocrático para a viabilização do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o CRBM III, via Secretaria de Estado de Segurança Pública. Atualmente, a 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Sorriso já dispõe de duas viaturas destinadas ao resgate, com a cedência, pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde e Saneamento, de seis técnicos de enfermagem.

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, cabe ao Município a cedência de mais dois técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros. A partir da assinatura, os atendimentos, então serão regulados via Central em Sinop, no CRBM III. Com isso, nas viaturas com enfermeiros, o médico-regulador pode passar orientações a estes profissionais embarcados nas viaturas, o que pode permitir manobras mais avançadas no trabalho de atendimento, resgate e salvamento.