MT: Pais que possuem guarda definitiva de crianças poderão incluí-las como dependentes em plano de saúde

Fonte: CENÁRIOMT

mt pais que possuem guarda definitiva de criancas poderao inclui las como dependentes em plano de saude 1357552

As operadoras do plano de saúde em Mato Grosso agora são obrigadas a considerar como dependente natural o menor cuja guarda definitiva foi concedida pelo Poder Judiciário ao titular do plano. A lei (12.058/2023) do deputado estadual Dr. João (MDB) foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (União) e circulou no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 14 de abril de 2023. Em caso de descumprimento, haverá também o pagamento de multa por parte das empresas.

Segundo o deputado, o tema já foi debatido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, quando – por unanimidade – a 1ª Câmara Civil decidiu considerar como dependente natural a criança cuja guarda definitiva foi concedida pela justiça ao titular do plano. A caracterização equiparada a filho garantiu ao consumidor não ser cobrado a mais pela inclusão no plano de saúde.

A Justiça entendeu que era irrelevante se a guarda é para fins de adoção ou não, pois a lei não excepciona tal circunstância, de forma que qualquer cláusula contratual ou estatutária nesse sentido é abusiva.

 

[Continua depois da Publicidade]

“Com esta lei, nós vamos cessar as interpretações errôneas e dar esse direito para as famílias que possuem a guarda definitiva de alguém. Se a pessoa assume todas as responsabilidades por ela, é obvio que ela também poderá desfrutar dos benefícios do plano de saúde, que é de suma importância para a população”, explica o deputado.

 

O titular do plano deverá apresentar o Termo de Guarda Definitiva, emitido pelo Poder Judiciário, às empresas, quando solicitarem a e inclusão do menor no plano de saúde correspondente.

 

“O descumprimento das disposições desta Lei sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, nos termos que dispõem os arts. 56 e 57, devendo a multa ser estipulada em regulamentação própria e revertida para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor – FUNDECON”, diz o artigo 3º da Lei.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).