Membros do Ministério Público de Mato Grosso debatem atuação de facções em presídios

Fonte: CENÁRIOMT

Diretor de penitenciária é exonerado por suspeita de auxílio em fugas de presos em Mato Grosso
Diretor de penitenciária é exonerado por suspeita de auxílio em fugas de presos em Mato Grosso © Jaqueline Noceti/Secom

“Execução Penal, Organizações Criminosas e Inteligência no Sistema Prisional” é o tema da edição dos Colóquios Ministeriais que ocorrerá nesta quarta-feira (14), no período da manhã, pela Plataforma Teams. O evento, realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Execução Criminal e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do MPMT, tem como público-alvo membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

 

De acordo com a programação, a abertura está prevista para as 8h. O tema “Facções Criminosas no Sistema Prisional” será abordado pelo promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Lincoln Gakiya. Atuarão como debatedores a coordenadora do CAO da Execução Penal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, e o promotor de Justiça em Mato Grosso Leoni Carvalho Neto.

 

[Continua depois da Publicidade]

O coordenador da Escola Institucional do MPMT, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade, ressalta a importância dos debates para identificação de situações de risco no sistema e nos procedimentos de execução. “Os debates são fundamentais para o enfrentamento de organizações criminosas nas unidades prisionais e à corrupção de agentes públicos vinculados ao sistema carcerário. Também será uma oportunidade para se discutir o acesso a dados brutos sobre o sistema prisional, para a criação de informações qualitativas e importantes para tomada de decisões”, afirmou o coordenador.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).