Museu Histórico de Lucas do Rio Verde busca apoio do Legislativo à família Campos Borges

O mato-grossense foi o responsável pela primeira planta da BR-163, e a família busca homenageá-lo com a nomeação da rodovia

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Museu Histórico de Lucas do Rio Verde busca apoio do Legislativo à família Campos Borges
Museu Histórico de Lucas do Rio Verde busca apoio do Legislativo à família Campos Borges

O Museu Histórico de Lucas do Rio Verde continua trabalhando na construção da história do município. Nesta segunda-feira (16), o coordenador do museu, Oliveira Neto, se reuniu com a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Barzotto, para apresentar as demandas do ano.

Na ocasião, foi solicitada ao Legislativo a Moção de Apoio à família de Arthur de Campos Borges, responsável pela primeira planta da BR-163, entre os anos de 1911 e 1915. O mato-grossense, de 33 anos, foi o primeiro a fazer uma viagem fluvial de Rosário Oeste a Santarém, no Pará, em 1896.

“Essa Moção tem o objetivo de confirmar a importância da BR-163 para o desenvolvimento regional e contribuir para o reconhecimento do autor da primeira planta da referida estrada”, comentou o secretário de Cultura e Turismo em exercício, Alan Togni.

Na viagem a Santarém, Borges levou borracha para vender. O produto era fabricado nos seringais onde atualmente é o município de Lucas do Rio Verde. Com ele, viajaram também 44 empregados de sua empresa, sendo que 14 deles morreram atacados por índios arredios, onças e pela malária. Borges também contraiu malária na viagem, mas conseguiu se restabelecer.

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Contratado pelo então presidente do Estado, Joaquim Augusto da Costa Marques, que acreditou no sonho de integração e mandou produzir a primeira planta da BR-163, entre 1911 e 1915, Arthur e sua equipe fizeram o trajeto entre o Mato Grosso e Santarém, dessa vez por terra.

Em 1941, Campos Borges entregou pessoalmente o mapa com a referida planta ao presidente Getúlio Vargas, na oportunidade de uma visita a Cuiabá. Vargas até prometeu avaliar a solicitação de Borges sobre a construção da rodovia, mas nada foi feito.

Arthur de Campos Borges morreu em 14 de setembro de 1943, aos 80 anos de idade, sem ter visto o seu sonho realizado. Somente em 1971, a estrada começou a ser construída pelo 9º BEC, utilizando a mesma planta feita por ele.

A família Campos Borges está juntando documentos de apoio e reivindicando, por meio da Câmara Federal, a mudança do nome da BR-163 para Rodovia Arthur Borges. Segundo Otacílio Canavarros, neto de Arthur, a família já conta com a Moção de Apoio dos vereadores de Cuiabá, Nobres, Nova Mutum, Rosário Oeste e Sinop, buscando agora o apoio dos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. O Legislativo luverdense informou que vai apreciar a solicitação.

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