Francisco Lucas é homenageado nos 34 anos de emancipação de Lucas do Rio Verde

Desbravador dessas terras, Francisco é o pioneiro que deu origem ao nome da cidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

gestao miguel vaz resgata a historia do municipio ao homenagear familia de francisco lucas
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Além de completar 34 anos de emancipação político-administrativa em 2022, a cidade de Lucas do Rio Verde comemora também os 40 anos de criação do núcleo urbano. Para manter viva essa história, o prefeito Miguel Vaz entregou à família de Francisco Lucas de Barros, pioneiro que deu origem ao nome do município, documentos que reconhecem a homenagem.

Lucas do Rio Verde teve o seu nome definido na data da criação do núcleo urbano, dia 05 de agosto de 1982. Na época, foi realizada uma reunião com os primeiros moradores para pensarem em um nome a ser dado ao povoado que estava surgindo.

Muitos nomes foram sugeridos, mas a história do desbravador da região, Francisco Lucas de Barros ganhou destaque. Então, surgiu o nome de Lucas do Rio Verde. “Lucas” em homenagem ao seringalista e “Rio Verde” em referência ao rio que corta o município.

Mais que um seringalista, ele era uma das figuras mais proeminentes e importantes de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Em ato realizado no estande da Prefeitura na Expolucas, na noite da última quinta-feira (04), a família de Francisco Lucas, representanda pelo bisneto Gabriel Lucas Scardini Barros, recebeu dois documentos adquiridos pela equipe do Museu Histórico.

O primeiro foi o comunicado do Incra sobre a homenagem ao pioneiro, reconhecendo os trabalhos do desbravador na região. O segundo documento trata-se da ata da fundação do núcleo urbano, com a data de 05 de agosto de 1982.

“Esse é um momento histórico, nesses 34 anos de história, receber aqui a família do Francisco Lucas. Então reviver isso, junto a esse museu aqui em nosso estande, é motivo de muita emoção”, destaca o prefeito Miguel Vaz.

Gabriel, que veio ao município apenas para receber a homenagem, ficou surpreso com o progresso da cidade.

“Pra mim e pra toda minha família tem duas palavras que representam isso que é honra e gratidão. Honra por esse município estar em constante desenvolvimento, fruto de um tão trabalho muito bem feito, uma população muito legal, e é muito bacana levar o nome do meu bisavô. Gratidão por tudo isso, por esse trabalho que a prefeitura tá fazendo de registrar a história para as próximas gerações, que é também a história da minha família”, disse Gabriel.

Luciana Bauer, secretária de Cultura e Turismo, destaca o trabalho desenvolvido pela equipe do Museu Municipal. “Eu estou muito feliz por luta tão jovem de reconhecer e valorizar a sua história através desse resgate tão especial promovido pelo Museu Histórico”, conclui a secretária.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.