Incêndio destrói quase 7 mil hectares em Chapada dos Guimarães

Bombeiros e equipes do ICMbio tentam controlar as chamas. Além do parque, uma APA foi atingida pelas chamas.

Fonte: Ricardo Mello, TV Centro América

56bf349b 9ec9 4e7a b4ed cf64102c4ba6
Equipes tentam conter incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Assessoria

Uma área de 6.540 hectares dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi destruída pelo fogo, segundo informações do Corpo de Bombeiros, divulgadas nesta segunda-feira (2). Outros 400 hectares de uma Área de Preservação Ambiental (APA) também foram devastados pelas chamas.

Há mais de uma semana bombeiros e equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) tentam controlar o incêndio que começou próximo ao Rio Mutuca e se alastrou. Aeronaves também estão sendo usadas para combater o fogo.

“São várias frentes de incêndio. O setor leste, setor oeste e setor sul. Temos equipes de terra e os dois aviões fazendo um trabalho combinado para combater esse incêndio”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Saboia.

Neste período, a queimada atingiu várias comunidades rurais, algumas casas e até um barco. Na região do Distrito de Coxipó do Ouro, que era uma preocupação para as equipes de combate, as chamas foram controladas.

whatsapp image 2019 08 13 at 18.03.21
Área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães atingida pelo fogo — Foto: ICMBio

Este é o segundo incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, neste ano. O bioma Cerrado já registrou 28 mil focos de calor desde janeiro, o que corresponde a 30% das queimadas no brasil.

[Continua depois da Publicidade]

Somando as queimadas que atingiram o parque desde o início de agosto, são 50 quilômetros quadrados devastados pelo fogo.

Ainda segundo o tenente Saboia, a maior parte dos incêndios são ocasionados pela ação do homem.

“Todo fogo que é gerado nesse período tem grande chance de perder o controle e se alastrar, causando uma grande queimada, como as que a gente tem visto, incêndios florestais, principalmente”, afirmou ele.

56bf349b 9ec9 4e7a b4ed cf64102c4ba6
Equipes tentam conter incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães — Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Assessoria

Prorroga período proibitivo

Diante dos índices de queimadas, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou na sexta-feira (30), a prorrogação do período proibitivo de queimadas até 30 de novembro.

Ele também suspendeu todas as autorizações para desmate que poderia ser concedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).