Focos de queimada na Serra Tapirapuã em MT são controlados após 15 dias

Fonte: G1 MT e TV Centro América

1 349
Foto: Sema-MT/ Divulgação

As queimadas na Serra Tapirapuã, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, estão sendo controladas após 15 dias, segundo o Corpo de Bombeiros. Desde o dia 8 deste mês, bombeiros, voluntários e agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) trabalham para combater as chamas.

Ainda segundo os bombeiros, a suspeita é de que o fogo tenha começado de forma criminosa. O incêndio começou em cinco pontos diferentes próximos à MT-358.

O Corpo de Bombeiros também informou que a chuva registrada no município, na sexta-feira (20), não foi suficiente para extinguir as chamas. No entanto, nesta terça-feira (24), os militares conseguiram controlar os focos.

A área devastada pelo fogo já ultrapassa 6 mil hectares.

[Continua depois da Publicidade]

O produtor rural João Carlos Velasco teve mais de 200 hectares da fazenda dele destruídos e precisou retirar o gado da fazenda para não perdê-lo.

Para combater o fogo, uma das ações realizadas foi a construção de aceiros. Além disso, os brigadistas receberam apoio de uma aeronave do Grupo de Aviação do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e de mais dois pulverizadores de uma empresa da cidade.

Situação do estado

Já são mais de 25 mil focos de incêndio registrados em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início deste ano. Setembro é o pior mês, com mais de 8 mil registros até a semana passada.

As queimadas já destruíram milhares de hectares de áreas de preservação e propriedades particulares e causaram muitos prejuízos.

Com isso, o governo do estado decretou situação de emergência no dia 9 deste mês.

A situação de emergência, com duração de 60 dias, permite ações emergenciais, como a compra de bens e materiais sem licitação, e autoriza a busca de auxílio do governo federal para enfrentar os problemas.