Espaço de Acolhimento da Mulher recebe ludoteca do laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin

A sala foi entregue, nesta quarta-feira (12), à primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni

Fonte: CenarioMT

Espaço de Acolhimento da Mulher recebe ludoteca do laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin 2020 08 13 11:27:41
Vicente Aquino

 

O Espaço de Acolhimento da Mulher, presente no Hospital Municipal de Cuiabá, foi contemplado com o projeto Ludoteca do laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin. A sala totalmente equipada foi entregue, nesta quarta-feira (12), à primeira-dama Márcia Pinheiro e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni.

A ludoteca é um espaço voltada à criança com a popular brinquedoteca. Entretanto, tem a finalidade de identificar, com o auxílios dos brinquedos e equipamentos dispostos, sinais que demonstram casos de agressão física, sexual, emocional e outras.

“Esse projeto está fazendo 12 anos, é uma sala, que conta com esses brinquedos, jogos e livros e materiais que ajudam o profissional psicólogo interpretar a criança, o seu trauma para ajudar de alguma forma”, explicou Liam Carvalho, supervisora de Projetos do Instituto Sabin.

[Continua depois da Publicidade]

São 112 ludotecas instaladas em 10 estado brasileiro, além do Distrito Federal, sempre instituídas em parcerias com secretariais de estados e municipais como da Mulher, Saúde, Assistência Social, órgão de Justiça e delegacias especializas.

“Esse espaço irá atender crianças e adolescentes vítimas de violência e também os filhos das mães violentadas que procurarem ou forem atendidas pela unidade voltada à mulher. Muitas mulheres chegam aqui acompanhada de seus filhos e com esse espaço iremos tratar em conjunto essa família”, disse a secretária Zamproni.

A interlocutora da parceria, a primeira-dama Márcia Pinheiro, demonstrou agradecimento por mais uma convênio instituído com a iniciativa privada, uma das principais políticas adotadas pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama ao longo desses anos.

“Ficamos lisonjeados com o laboratório Carlos Chagas e Instituto Sabin procurar-nos para essa parceria. É o que buscamos sempre nas nossas ações sociais, envolver pessoas, grupos e empresas que pesam nessa responsabilidade social e querem, junto com o Poder Público, mudar a vida dos cuiabanas e da população de uma maneira geral”, frisou.

A representante do Laboratório Carlos Chagas, Eliane Winter, a qual também representou o presidente da instituição, Jerolino Lopes Aquino, externou o desejo do grupo em levar o projeto para a primeira-dama, qual tem sido destaque nas ações sociais dos últimos anos.

“Nós acompanhamos o trabalho da primeira-dama para a questão social e ela nos abraçou e acolheu, pois tenho certeza que esse projeto irá auxiliar muitas crianças, muitas mães para de fato acolher e ajudar a quem precisa. Nós também agradecemos à primeira-dama por tamanha sensibilidade e percebemos isso no seu olhar e nas suas ações”, ressaltou.