Ministro Carlos Fávaro se reúne com associação de confinadores da Indonésia

Debate girou em torno da ampliação de relações comerciais entre os países. Pais Asiático importa 600 mil cabeças de gado por ano

Fonte: AgênciaGov

Ministro Carlos Fávaro se reúne com associação de confinadores da Indonésia - Foto: Divulgação/Mapa
Ministro Carlos Fávaro se reúne com associação de confinadores da Indonésia - Foto: Divulgação/Mapa

Na missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) à Indonésia, o ministro Carlos Fávaro tem entre os principais objetivos a ampliação da relação comercial entre os dois países. Junto com o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, e a delegação do Mapa, Fávaro se reuniu com a Associação dos Confinadores de Gado (Gapuspindo) na manhã desta segunda-feira (30/10), em Jacarta.

Aberto em agosto deste ano pela Indonésia, o mercado de exportação de gado em pé é bastante relevante para a pecuária brasileira. O país asiático importa mais de 600 mil cabeças por ano e pretende aumentar as relações comerciais com o Brasil.

Apesar da regulamentação em vigor que permite a exportação do gado brasileiro, a associação busca alternativas para intensificar as relações comerciais entre os empresários do setor.

“A melhor fórmula para ampliarmos nossos negócios é deixarmos os privados ajustarem as relações comerciais. Nós, governo brasileiro e empresários brasileiros, estamos aqui com objetivo de melhorar a nossa cooperação junto ao governo indonésio”, destacou o ministro.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da Gapuspindo, Didiek Purwanto, lembrou que, além do aumento da população da Indonésia, o controle de doenças no Brasil o torna um grande exportador de carnes. A importação do gado vivo visa a recomposição do rebanho da Indonésia e o melhoramento genético.

Atualmente, a Indonésia importa principalmente da Austrália. No entanto, o Brasil possui um rebanho de cerca de 200 milhões de cabeças com características muito similares e adaptáveis ao clima do gado da Indonésia. Também há o interesse no rebanho de gado leiteiro.

Participaram da audiência a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg) e Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos (Abev), o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Pedrosa; o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira Pinto; o auditor fiscal federal agropecuário da Secretaria de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga; o adido agrícola em Jacarta, Bruno Breintenbach e o chefe da Divisão de Promoção da Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Bruno Leite.

Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.