Crise na Marisa: Como o caso mostra a importância de conhecer o seu público-alvo?

Segundo a diretora de Marketing da MF Press Global, Jennifer de Paula, entender o comportamento do seu público-alvo é fundamental para qualquer empresa

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A rede de moda feminina e lingerie Marisa enfrenta uma longa crise financeira que já dura mais de uma década, em uma tentativa de reverter essa situação, a empresa anunciou o fechamento de 91 lojas até junho deste ano, nos últimos meses, a varejista passou por uma série de medidas para enfrentar a crise, incluindo a renúncia de cinco executivos, a contratação de assessores externos e a emissão de debêntures e venda de direitos creditórios.

Além disso, a empresa tem renegociado prazos e dívidas, reduzido investimentos em estoques e cortado despesas operacionais com o objetivo de recuperar a capacidade de gerar caixa e voltar à lucratividade.

Como não entender seu cliente gerou a crise na Marisa?

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Entre os diversos motivos que levaram a empresa à crise financeira atual, um dos fatores mais significativos para isso, foi, sem dúvidas, a desconexão com o seu público-alvo.

Marisa tem foco em consumidores de classe média, de acordo com a própria companhia, grande parte dos seus clientes têm renda entre R$3 mil e R$5 mil, no entanto, a empresa voltou-se a uma estratégia de manter preços competitivos e não inovou, o que destoou das necessidades do seu público-alvo e coincidiu com o aumento dos preços dos produtos, fazendo com que eles sofressem uma redução de qualidade e as vendas caíssem.

Como evitar problemas similares na minha empresa?

Segundo Jennifer de Paula, Diretora de Marketing da agência de comunicação internacional MF Press Global é fundamental que a equipe comercial e o setor de marketing trabalhem em sintonia.

Uma estratégia mal formulada ou fora do perfil do seu público-alvo pode prejudicar a reputação e o caixa de uma empresa, por isso, além de focar em uma política de feedbacks, análise de dados sobre os clientes e outros métodos para conhecer melhor o seu público é importante que a equipe comercial mantenha uma comunicação constante com o setor de marketing para direcionar assertivamente as estratégias”.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.