Você tem pressão alta? Estes são 7 alimentos que podem te ajudar a regular

Fonte: CENÁRIOMT

Você tem pressão alta? Estes são 7 alimentos que podem te ajudar a regular
Você tem pressão alta? Estes são 7 alimentos que podem te ajudar a regular Foto:pixabay

Ter pressão alta não é um indicador a ser ignorado. É que o aumento da pressão arterial é um dos principais fatores de risco para se ter uma doença cardíaca ou emergência, que, só no continente americano, ceifa a vida de 1,6 milhão de pessoas a cada ano, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde. (OPAS) .

Segundo a organização internacional, considera-se que sofre de hipertensão arterial quando os instrumentos marcam acima de 140/90 mmHg . 

Para combater esse problema de saúde, os especialistas recomendam levar um estilo de vida ativo, praticar atividade física e comer uma dieta saudável.

Além de diminuir a ingestão de sal, alimentos específicos podem ajudar a regular o fluxo sanguíneo. 

[Continua depois da Publicidade]

Saiba quais alimentos você deve comer se tiver pressão alta

Segundo a pesquisa , os pistaches podem ajudar a diminuir a pressão arterial sistólica em cerca de 2 pontos. Esta fruta seca melhora a saúde do coração em geral porque contém uma alta concentração de potássio e ácidos graxos insaturados, que também podem ter propriedades anti-inflamatórias. 

As saladas verdes favoritas contêm nitratos, um produto químico que uma pequena  pesquisa  da Escola Sueca de Esportes e Ciências da Saúde mostra que pode ajudar a baixar a pressão arterial. 

Neste estudo, os especialistas suplementaram os participantes com vegetais ricos em nitratos durante três dias. Com esta substância, uma diminuição de 3,7 mmHg na pressão arterial foi registrada naqueles que comeram vegetais, em comparação com o grupo que recebeu placebo. 

Beterraba

As beterrabas também são vegetais ricos em nitratos . Esta substância química permite reduzir a pressão arterial porque são vasodilatadores diretos das artérias. Ao relaxar as paredes dos dutos, permite que o sangue flua através deles com menos força, reduzindo assim a pressão interna. 

Castanhas de caju

De acordo com a pesquisa , esta noz ajuda a saúde geral do coração, diminuindo a pressão arterial, além de diminuir a contagem de triglicerídeos no sangue.

Mas para obter esses benefícios, é muito importante escolher a variedade certa, pois se você comprar castanhas assadas e salgadas, os altos níveis de sódio terão o efeito contrário nas artérias. 

Chá verde 

Os antioxidantes do chá verde, que proporcionam tantos benefícios, também podem ser responsáveis ​​pelos efeitos positivos na pressão arterial.

De acordo com uma pesquisa  publicada em 2020, as pessoas que bebem regularmente essa bebida (três a quatro xícaras por dia) têm uma queda de 3,5 pontos na pressão sistólica (quando o coração se contrai e empurra o sangue) e uma queda de 1 ponto na diastólica. (quando os músculos do coração relaxam). 

Leguminosas

Lentilhas , feijão e grão de bico , em suas infinitas variedades, são alguns dos melhores alimentos disponíveis e a maioria das pessoas deve aumentar suas porções em uma semana. 

É que além de fornecer fibras e proteínas vegetais, as pessoas que consomem regularmente leguminosas têm 43% menos chances de desenvolver hipertensão, segundo uma publicação deste ano na revista científica Nutrients . 

[Continua depois da Publicidade]

Batatas

Quando são preparadas no forno ou cozidas em água , as batatas são um excelente ingrediente para prevenir a hipertensão, pois fornecem uma grande porção de potássio . Este mineral é conhecido por ter um efeito oposto ao sódio, pois permite o vaso-relaxamento das artérias. 

Mas o método de cozimento é muito importante. Em um estudo que avaliou os efeitos da adição de 1.000 miligramas de potássio, para o consumo do tubérculo, foi demonstrado que os benefícios não eram obtidos se consumissem batatas fritas, por exemplo. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).