Estes alimentos podem aumentar a glicose no sangue

Fonte: CENÁRIOMT

Estes alimentos podem aumentar a glicose no sangue
Estes alimentos podem aumentar a glicose no sangue FOTO:PIXABAY

Alimentos com alto índice glicêmico causam aumentos rápidos na glicose no sangue. O seu consumo deve ser moderado ou optar por versões integrais com IG mais baixo (especialmente diabéticos), mas também existem frutas com IG alto e ainda assim saudáveis.

índice glicêmico (IG) é uma medida usada para descobrir a rapidez com que os carboidratos em um alimento aumentam a glicose no sangue.

É medido em uma escala numérica de 0 a 110. De 0 a 55 o IG é baixo , de 56 a 69 o IG é médio e de 70 a 110 o IG é alto.

Alimentos com IG mais alto aumentam o pico da glicose no sangue

Um alimento de alto IG causará um pico de glicose mais alto do que um alimento de baixo IG . É por isso que os diabéticos devem controlar o consumo do primeiro. Mas nem todos os alimentos com alto IG não são saudáveis, nem todos os alimentos com baixo IG são saudáveis.

[Continua depois da Publicidade]

O índice glicêmico afeta apenas os alimentos que contêm carboidratos . Gorduras e proteínas não contêm carboidratos, razão pela qual o IG de salsichas ou manteiga é 0. Refrigerantes adoçados também têm IG 0 e não são saudáveis.

No entanto, existem frutas como melancia ou banana cujo IG está acima de 60 e ainda são saudáveis.

Portanto, o fato de um alimento ter um IG alto é apenas uma diretriz para conhecer a resposta glicêmica que ele causará, mas não significa que devemos excluí-lo da dieta. Será necessário avaliar outras características como o tipo de gordura que contém, a quantidade de sal, fibra, aditivos, se fornece vitaminas e minerais…

Além disso, nas refeições misturamos os alimentos , por isso é difícil saber o IG final de um cardápio.

Alimentos com índice Glicêmico alto

Alimentos ricos em carboidratos simples (açúcares) têm um IG alto.

Grãos e farinhas refinados e os produtos feitos a partir deles são alimentos com alto IG. Tendo eliminado a fibra do próprio cereal, que retardaria a passagem da glicose para a corrente sanguínea, eles causam rápidos aumentos na glicose no sangue. Eles seriam um exemplo de alimentos com alto IG que devem ser evitados. A farinha, o pão branco, a massa ou o arroz branco devem ser substituídos pela sua versão integral.

Açúcar de mesa , mel e xaropes têm um IG alto. É por isso que os doces e tortas devem ser consumidos com moderação, pois são preparados com açúcar, além de farinha refinada.

Os alimentos ultraprocessados ​​são outro grupo de alimentos com alto IG que, além disso, costumam incluir gorduras saturadas e trans , aditivos ou excesso de sal.

IG de algumas frutas também é alto , mas não deve ser evitado, basta controlar o número de pedaços em caso de diabetes. Numa alimentação saudável, é aconselhável comer 5 peças de fruta por dia.

Sucos de frutas têm um IG muito maior do que frutas inteiras porque perdem fibras e você também come vários pedaços de frutas em um único suco. Assim, é melhor comer uma laranja do que beber seu suco. E se você beber suco de laranja fresco, não coe e reterá parte de sua fibra.

[Continua depois da Publicidade]

O que aumento o Índice Glicêmico de um alimento?

Cozinhar demais o macarrão aumenta seu IG, enquanto deixá-lo al dente o diminui. Macarrão ou arroz branco contêm amido, um tipo de carboidrato que pode ser comparado a um colar de cadeias de glicose . Se você fervê-los muito, essas cadeias de glicose amolecem muito e atravessam facilmente a barreira intestinal.

Batatas ou cenouras aumentam seu IG se você fervê-las , e é por isso que purê de batatas ou cenouras cozidas têm um IG alto .

Alimentos com alto índice de glicemia

  • Cerveja
  • Suco de frutas com açúcar
  • Bebida isotônica
  • Bebida de cola
  • Limonada
  • Amido de batata
  • Farinha de arroz
  • Farinha de trigo
  • Tapioca

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).