Devemos parar de comer omelete de batata?

Fonte: CENÁRIOMT

Devemos parar de comer omelete de batata
Devemos parar de comer omelete de batata

Devemos parar de comer omelete de batata? Os ovos são um dos alimentos sobre os quais tem havido mais controvérsia ao longo dos anos.

Eles são básicos em nossa dieta e o principal ingrediente de milhares de receitas e foram criticados.

Seu consumo excessivo foi atribuído a problemas de colesterol, e hoje eles são mais uma vez muito apreciados.

POR QUE A OMELETE DE BATATA É CRITICADA?

Não devemos esquecer que a base de uma dieta é equilíbrio, variedade e moderação. Portanto, os nutricionistas voltaram a chamar a atenção para os ovos. Especificamente, sobre nossa preparação estrela: a omelete de batata.

[Continua depois da Publicidade]

Muitos pensam erroneamente que um pedaço de pão com ovo e batata é muito saudável (se deve ou não incluir cebola é outro debate).

Separadamente, podem parecer três excelentes ingredientes que sempre comemos. Mas não se esqueça que tradicional nem sempre é sinônimo de saudável . E juntos esses ingredientes apresentam problemas.

QUATRO RAZÕES PARA NÃO COMER ESPETO DE TORTILLA

Os principais motivos apontados pelos nutricionistas são:

  • Muitas calorias: a omelete tem vantagem sobre o ovo frito que é cozido com pouco óleo. Já as batatas são fritas primeiro, o que aumenta muito a quantidade de gordura. Triplique as calorias em comparação com cozido no vapor ou assado. Além disso, não é uma boa combinação devido ao excesso de carboidratos , combinando dois alimentos que possuem muitos, como batata e pão.
  • Azeite de qualidade duvidosa: tratando-se de local público, é possível que esse azeite não seja azeite virgem, que é o mais saudável para o coração, e mesmo que seja um azeite amplamente reaproveitado. Segundo pesquisas de várias universidades europeias, os alimentos ricos em amido, como as batatas, fritas a mais de 120º C produzem várias substâncias cancerígenas (acrilamida e glicidamida). Se o corpo os recebe diariamente, aumenta o risco de certos tipos de câncer, como o de útero e ovário.
  • Pão branco: o espeto vem sempre acompanhado de uma fatia de pão. Além do excesso de carboidratos, o problema é que estamos comendo muito pão branco em nossa dieta. Por ser feito com farinha de trigo refinada (não tem fibra), tem alto índice glicêmico . Ou seja, favorece uma rápida elevação do açúcar no sangue e seu abuso aumenta o risco de diabetes tipo 2.
  • Falta de vitaminas: estas espetadas enchem-nos rapidamente e são uma tentação. Eles não são um bom menu de almoço. Pode fazer com que não comamos outros vegetais e frutas com mais vitaminas e minerais. “ As batatas não contam como um vegetal saudável porque aumentam o açúcar no sangue porque são muito ricas em amido ”, dizem os especialistas de Harvard que criaram seu famoso guia alimentar, conhecido como Harvard Plate. Além disso, ao descascar a batata a deixamos sem a maior parte da vitamina C que contém.

COMO FAZER O ESPETO DE TORILLA MAIS SAUDÁVEL

A boa notícia é que não é preciso ser radical. Um espeto não vai atrapalhar nossa dieta. Além disso, todas as críticas nutricionais da omelete de batata podem ser amenizadas ou diluídas se cozinharmos de maneira mais saudável.

  • Em casa podemos sempre optar pelo azeite virgem extra , que é o melhor.
  • E também não precisa fritar as batatas no óleo. Existem fritadeiras de ar quente , que estão obtendo resultados muito bons. Ou colocar as batatas para esquentar no forno pode dar bons resultados, principalmente considerando que depois vamos cozinhá-las novamente na tortilla.
  • Relativamente à fatia de pão, opte por uma fatia bem mais fina e reduzirá o excesso de hidratos de carbono. Além disso, existem muitas outras opções. Use pão integral que será mais saudável. Fibra significa que você não tem picos de açúcar. Ou experimente o pão de farinha de leguminosas , que é o melhor para saciar e conter os níveis de açúcar.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).