Covid severa acelera o envelhecimento do nosso cérebro em 20 anos

Ter sofrido uma covid grave produz efeitos cognitivos semelhantes aos que ocorrem em nosso cérebro entre 50 e 70 anos, com redução de dez pontos no QI. É uma das conclusões a que chega um novo estudo sobre os efeitos da pandemia.

Fonte: CENÁRIOMT

Covid severa acelera o envelhecimento do nosso cérebro em 20 anos
Covid severa acelera o envelhecimento do nosso cérebro em 20 anos FOTO:PIXABAY

A Covid é uma doença que não deixou de surpreender os especialistas. Já se sabe que suas implicações para a saúde vão além dos possíveis danos iniciais ao sistema respiratório . E continuam a surgir informações sobre as consequências que deixa a longo prazo .

Um estudo, liderado por cientistas britânicos da Universidade de Cambridge e do Imperial College London , ofereceu novos dados sobre envolvimento neurológico em pacientes que sofreram covid grave.

O coronavírus é capaz de danificar o sistema nervoso central , basicamente nosso cérebro. Mesmo os pacientes que não foram hospitalizados são conhecidos por sofrerem com suas consequências. Distúrbios de memória , falta de concentração foram descritos . Sintomas que duram até semanas depois .

Os pacientes sofrem uma perda principalmente em sua capacidade de agilidade mental, de procurar palavras

Os danos na memória causados pela Covid

Este estudo destacou os problemas enfrentados por pacientes que sofreram de covid grave e que foram hospitalizados. No caso dele, não estamos falando de dias ou semanas, mas de efeitos cognitivos que duram de três a seis meses .

[Continua depois da Publicidade]

Para colocar em perspectiva, o dano que causa em aspectos como memória, resolução de problemas ou atenção seria comparável ao envelhecimento cognitivo entre 50 e 70 anos . É o equivalente a uma perda de dez pontos no QI .

Em alguns casos, esses problemas duram mais de seis meses .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!