Como saber se meu diabetes está bem controlado?

Fonte: CENÁRIOMT

Como saber se meu diabetes está bem controlado?
Como saber se meu diabetes está bem controlado? FOTO:PIXABAY

O diabetes é uma das doenças crônicas com elevado número de casos em todo o mundo; no entanto, especialistas alertam que muitas das pessoas que sofrem com isso não estão cientes disso; enquanto o cenário para quem já recebeu o diagnóstico pode ser muito variado, pois pode seguir um tratamento acompanhado de uma longa lista de hábitos saudáveis ​​, ou as recomendações podem ser ignoradas, fazendo com que os pacientes não consigam controlar a doença, o que pode trazer sérias complicações de saúde. 

Lembremos que o diabetes se caracteriza por afetar “a forma como o corpo converte os alimentos em energia”, como explicam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC. na sigla em inglês) e com isso também surgem problemas. produção de insulina que, se não regulada corretamente, pode fazer com que os pacientes sofram de problemas cardíacos , percam a visão e até desenvolvam doenças renais. 

Por isso, assim que os primeiros sintomas, muitas vezes silenciosos , começam a aparecer, é preciso procurar um médico para receber o diagnóstico e iniciar os cuidados, entre os quais estão os medicamentos prescritos, o acompanhamento médico e uma lista de recomendações para manter o diabetes bem controlado .

 Infelizmente, em muitos casos, pequenos erros na implementação ou falta de acompanhamento podem causar problemas de saúde a longo prazo e nesta ocasião compartilhamos os três sinais mais importantes com os quais o corpo alerta que algo está errado. 

[Continua depois da Publicidade]

Alterações na urina

Como alertamos, uma das consequências mais graves do diabetes são os problemas renais e outro dos fatores de risco para essa complicação é quando os pacientes também são diagnosticados com hipertensão , já que o acúmulo de glicose no sangue também pode causar danos ao sangue vasos dos rins e mais cedo ou mais tarde isso acabará desencadeando doenças renais que podem ser detectadas pelo aparecimento da urina. 

Alguns dos sinais que podem ser detectados pela urina é notá-la muito escura , com espuma ou sangue , além de apresentar mais infecções no trato urinário ; enquanto no corpo a dor pode ocorrer na parte inferior das costas. Se esses sintomas forem detectados, deve-se procurar atendimento médico imediato. 

Altos níveis de glicose

Quando uma pessoa tem diabetes , ela também tem problemas para produzir insulina, como apontamos acima, e isso faz com que a glicose ou o açúcar comecem a se acumular. É por isso que uma das recomendações dos especialistas para os pacientes com essa doença é que eles meçam seus níveis de glicose pelo menos uma vez ao dia para avaliar como o corpo está respondendo aos medicamentos, dieta e atividade física. 

Nesse sentido, o CDC lembra que  os valores de glicemia  80 a 130 mg/dL antes de comer e menos de  180 mg/dL duas horas depois de comer. Portanto, encontrar variações nesses números pode ser um dos primeiros sinais de alerta de que o diabetes está mal controlado. 

Perda de peso

Por outro lado, recomenda-se que os diabéticos mantenham um peso adequado para evitar complicações, mas nesse sentido, não apenas a meta deve ser cumprida, mas também o acompanhamento adequado da perda de peso, pois esse fator também está relacionado à perda de peso e também é influenciada pela dieta. 

É por isso que os pacientes são solicitados a ter uma dieta personalizada e é que sinais tão simples como comer demais e perder peso, além do aumento do apetite sem ganhar um único quilo a mais, é um alerta de que o corpo deve alertar que algo está errado e que o diabetes não está sendo bem controlado. Em ambos os casos, é necessário ir ao médico para determinar o que está acontecendo ou se é o início de complicações como polifagia, que, se refere a “alguém que se concentra em nada mais do que comer ou que come grandes grandes quantidades antes de se sentir satisfeito. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).