Pescadores ficam surpresos ao se verem cobras cascavéis

Fonte: CenarioMT

Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.
Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.

Pescadores tiveram uma surpresa e tanto ao voltarem de uma pescaria e atracarem os barcos as margens de um rio, quando se depararam com duas cobras cascavéis. Vídeos a seguir.

O flagrante aconteceu no fim de semana as margens do Rio Ivaí, no município de Ivatuba, região noroeste do estado do Paraná (PR).

De acordo com as narrações de dois vídeos que cirulam nas redes sociais, as cobras cascavéis estavam acasalando quando o grupo de pescadores chegou.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

“Olha o tamanho da bicha. Elas estavam acasalando. Vão voltar para o meio do mato”, narra uma mulher em um dos vídeos.

[Continua depois da Publicidade]

No outro vídeo, um homem corajoso pousa para uma fotografia, segurando uma das serpentes. O que é altamente perigoso, pois se levar um bote, pode até morrer dado o poder da peçonha da cobra cascavel.

A cobra cascavel

cobra cascavel (Crotalus e Sistrurus) é uma serpente peçonhenta que possui chocalho na cauda, sendo o grande diferencial das demais cobras.

São encontradas em todo o continente americano.

A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro.

Com o ocorrer dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico.

Embora no conceito popular o número de anéis do guizo às vezes é interpretado como correspondente à idade desta cobra, isto não é correto, pois no máximo poderia indicar o número de trocas de pele.

A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima possibilidade de evitar o confronto.

As cascavéis possuem um guizo característico na cauda e cada anel indica quantas ecdises (muda de pele) foram realizadas e não a idade do anima
As cascavéis possuem um guizo característico na cauda e cada anel indica quantas ecdises (muda de pele) foram realizadas e não a idade do anima. Foto: divulgação.

As cascavéis alimentam-se principalmente de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes. Apesar de serem vistas durante o dia, predominam os hábitos crepuscular e noturno.

Seu corpo possui entre 1,5 a 2 metros de comprimento e a fêmea, na fase adulta, gera entre 18 a 30 filhotes em cada gestação.

Se você gostou deste post: Pescadores ficam surpresos ao se verem cobras cascavéis   – vai gostar também de ler esta notícia: Veja tática infalível de mangusto para neutralizar veneno de cobra perigosa

[Continua depois da Publicidade]

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.