Operação “Caminhos Seguros” combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Operação "Caminhos Seguros" combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso
Operação "Caminhos Seguros" combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso

Nesta quinta-feira (02/05), teve início em Mato Grosso e outros estados do Brasil a “Caminhos Seguros”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo principal é intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em áreas vulneráveis para a prática desse crime.

A operação abrange uma série de ações de prevenção e repressão, visando fortalecer o enfrentamento aos delitos e conscientizar a população sobre a importância da proteção à infância e à adolescência.

Em Mato Grosso, a mobilização acontecerá em todos os municípios do estado. Estão previstas atividades orientativas, como palestras em escolas sobre o tema, divulgação de informações sobre os direitos da criança e do adolescente, blitzes educativas, panfletagens, rodas de conversa e oficinas.

A Polícia Civil do estado atuará por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, em conjunto com as delegacias especializadas e municipais. Além disso, as seções, núcleos e salas especializadas das unidades policiais estarão envolvidas no atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violações de direitos.

[Continua depois da Publicidade]

Dentro da operação, serão realizadas fiscalizações em locais vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, como rodovias, áreas urbanas, casas noturnas, bares e postos de combustíveis. Também serão realizadas diligências para averiguar denúncias, abordagens de veículos e pessoas, cumprimento de mandados judiciais, buscas e apreensões domiciliares, entre outras ações contra todas as formas de violência sexual.

A operação conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Conselhos Tutelares, Conselhos Comunitários de Segurança Pública, além de outros órgãos parceiros da campanha.

Maio Laranja e Conscientização:

A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em lembrança à morte de Araceli Cabrera Crespo, ocorrida em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, vítima de estupro e homicídio.

Neste mês, a campanha “Maio Laranja” busca dar visibilidade ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A violência sexual contra esse público vulnerável é influenciada por diversos fatores sociais, como relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia e condições econômicas.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).