Cerca de 600 estudantes visitaram o Show Safra e se encantaram com as atrações da feira

Programação especial com passeio guiado atraiu também os integrantes dos clubes de idosos de Lucas do Rio Verde

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

cerca de 600 estudantes visitaram o show safra e se encantaram com as atracoes da feira
Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios

Engana-se quem pensa que o Show Safra é um evento somente para o segmento de compra e venda do agronegócio. Buscar soluções com tecnologia, fomentar novos empreendedores no ramo agropecuário e valorizar a cultura da região também são alguns dos objetivos da feira.

As atrações renderam novos visitantes para o Show Safra 2023, realizado entre 21 a 24 de março, com cerca de 600 estudantes de escolas municipais, estaduais e ensino superior.  Destes, cerca de 120 alunos da rede municipal de ensino dos 9º anos das escolas Eça de Queirós, Olavo Bilac, São Cristóvão (comunidade São Cristóvão) e Fredolino Vieira Barros (comunidade Groslândia) participaram do projeto Ciclo da Soja, guiados pelo diretor de Comunicação da Fundação Rio Verde, Rangel Rui Portela.

“Criamos este itinerário para que os alunos entendam um pouco sobre o ciclo da soja, desde a compra de uma semente, os defensivos que vão ser aplicados, as máquinas que vão ser utilizadas nessa fazenda. Nisso, entra a parte lúdica, por meio dos estandes de venda da semente, dos maquinários, linhas de crédito, para que eles conheçam o que movimenta o mercado local”, resumiu Rangel.

A secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, explica que esta é a segunda edição do Ciclo da Soja e que pretendem fazer o terceiro passeio em 2024. “A Educação é parceira nesses momentos, pois entendemos ser um diferencial, acompanhados de um profissional da feira, explicando o passo a passo, a tecnologia envolvida. Não foi um simples passeio de escola, teve um cunho pedagógico e intencional em cada parada realizada com esses alunos. Com certeza estaremos trazendo mais turmas de outras escolas municipais no ano que vem”.

[Continua depois da Publicidade]

João Vitor Pasquale, 13 anos, é aluno da escola Fredolino. Apesar de já ter visitado a feira em 2019 com os pais, achou interessante voltar para a 10ª edição com os amigos da escola. “A feira mudou bastante. Gostei muito do que vi, aprendi muito e entendi melhor sobre q importância de todo esse trabalho para nossa região”, disse.

Eloá Lorenzo, aluna da escola Eça de Queirós, adorou tudo que viu. “Eu acho que todo mundo deveria viver essa experiência. Vimos o grão de soja, aprendemos como planta, colhe, os tratores utilizados. Foi muito legal”, avalia.

Além dos alunos, os professores da rede municipal de ensino também fizeram uma visita ao local, durante a tarde do dia 22. Os educadores conheceram os estandes e também o espaço Show Safra Connect, destinado às tecnologias, startups, serviços, produtos inovadores e os projetos criados pelos alunos das escolas municipais, por meio da Robótica Educacional. “Muito interessante ver a grandiosidade do agronegócio gerado em Lucas do Rio Verde e ver que a educação colabora para formar bons cidadãos para o crescimento da região”, pontuou a professora Jerusa Correia dos Santos.

Outras visitas
Além dos estudantes e professores, o Show Safra 2023 contou com visitas de pessoas de diversas cidades e estados. Cerca de 92 mil pessoas prestigiaram os quatro dias de evento.

No último dia, sexta-feira (24), idosos que fazem parte dos Clubes dos Idosos Alegria de Viver e De Bem com a Vida passearam pelo local e, logo após, participaram do lançamento oficial da Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.