Cerca de 800 atletas de 28 cidades participam da Corrida da Água em Lucas do Rio Verde

Prova aconteceu na manhã deste domingo (26). Atletas disputaram 5km e 10km pelas ruas do município

Fonte: CenárioMT

20230326 073407 scaled
Foto: CenárioMT

Atletas de 28 cidades participaram na manhã deste domingo (26), em Lucas do Rio Verde, da 12ª Corrida pela Preservação da Água. O evento é realizado em parceria pelo SAAE e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e reuniu cerca de 800 corredores.

A largada das provas de 5km e 10km aconteceu na Avenida Beira Mata, mesmo local da chegada. Em poucos minutos, os atletas tomaram as ruas da cidade, chamando a atenção das pessoas que saíram cedo de casa.

Com pouco mais de 17 minutos de prova começaram a chegar os atletas que competiram pelos 5km. O percurso foi bem avaliado pelos competidores que falaram sobre a performance na manhã deste domingo.

20230326 075342 scaled

“Foi cansativo, o sol pegou valendo. Não fixei minha atenção no tempo, pois o que vale é competir“, disse Marcondes José de Andrade, primeiro lugar dos 5km.

“A corrida exige mais da nossa mente do que nosso corpo. Então às vezes pode estar calor e você fazer um tempo melhor. É necessário um treinamento de corpo e também de mente”, avaliou Roberta Lima Reis, que garantiu o primeiro lugar no pódio feminino nos 5km.

Corrida ranqueada

A Corrida pela Preservação da Água de Lucas do Rio Verde está entre as provas escolhidas por atletas profissionais. Ela está no calendário da Federação Mato-grossense de Atletismo e é opção dos corredores que se preparam para as grandes corridas, como São Silvestre e Corrida de Reis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Lopes, o número de inscrições atendeu a expectativa. Entre atletas locais e visitantes foram cerca de 800 inscritos participando do evento. “Pra nós é motivo de alegria neste domingo de sol forte, 7 horas da manhã, fazer esse evento”, disse.

Foram distribuídos em premiação, mais de R$ 30 mil em dinheiro, além de troféus e medalhas entre os participantes.

Parceria e programação

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde, Maurício Fossati, enalteceu a parceria com a Secretaria de Esportes do município, que cuidou da organização da Corrida da Água. Fossati ainda comemorou a presença de atletas de cidades de Mato Grosso e até de outros Estados.

“É um grande evento realizado em parceria pela Secretaria de Esportes e SAAE”, ressaltou.

As Corridas Kid e de Preservação da Água são o ponto alto da programação desenvolvida pelo SAAE em março. As atividades prosseguem ainda ao longo da próxima semana.

“Teremos palestras nos colégios até quinta-feira”, informou o diretor. “Esse tipo de trabalho tem que ser realizado desde cedo nas escolas. A gente aposta nas crianças para conseguir a conscientização da água e como trabalhar a reciclagem. O nosso município conta com coleta mecanizada, muito moderna e a gente tem que alavancar isso. Nós estamos com 5% de reciclagem, a média nossa anual, enquanto no país é 2%. Mas temos que melhorar cada vez mais esse número”.

20230326 083036 scaled

A prova foi encerrada coma guarnição do Corpo de Bombeiros, com uso de jatos de água, garantindo um banho a atletas e familiares que foram prestigiar a corrida da água.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.