Interação entre equipes da DAE e do interior fortalecem ações da Polícia Civil de MT

Fonte: CENÁRIOMT

Interacao entre equipes da DAE e do interior fortalecem acoes da Policia Civil de MT

Eficiência administrativa, uniformidade de procedimentos, integração, compartilhamento de informações e interação entre as unidades policiais foram os temas principais da reunião realizada, na manhã desta terça-feira (23.05), pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE) em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol). O encontro contou com a presença investigadores, escrivães e delegados das 13 Regionais do interior do estado.

Integrando os eventos dos 181 anos da Polícia Civil de Mato Grosso, o encontro das equipes da DAE e do interior faz parte do planejamento da Diretoria Geral buscando a interação e estabelecimento fluxos de informações, com foco na melhor prestação do serviço policial em operações e ações qualificadas, com objetivo de trazer maior qualidade no atendimento à população.

O diretor de Atividades Especiais, delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destacou que a ideia principal do encontro era conhecer melhor a realidade de cada delegacia Regional e de cada localidade do interior do estado. Da mesma forma, que as equipes do interior conhecessem o funcionamento, trabalhos e a realidade da DAE e das delegacias e gerências que possuem atribuições estaduais.

Foi sugerido durante o encontro o estabelecimento, em todas as Delegacias Regionais do estado, um ponto focal, em que o delegado Regional poderá designar mais de uma equipe para reunir e trabalhar com essas informações, dependendo da atribuição e realidade de cada localidade.

[Continua depois da Publicidade]

“Caberá ao ponto focal o imediato compartilhamento dos crimes ocorridos na circunscrição territorial da Delegacia Regional, para avaliação da repercussão do fato, da coincidência de modus operandi das ocorrências em outras circunscrições territoriais, dentre outros aspectos, buscando a atuação colaborativa e uniforme”, disse Vitor Hugo.

Para o diretor da Acadepol, Fausto Freitas, o encontro entre as representantes do interior e a DAE foi essencial para estabelecer um protocolo de interlocução entre as unidades, os canais de comunicação para facilitar a troca de informações e também para falar um pouco da padronização de procedimentos e doutrinas.

“Diante dessas necessidades, modulamos esse encontro para virar uma atividade de capacitação, uma vez que a intenção é que seja realizado de forma continuada, aprofundando um pouco mais o que vai ser tratado nessas reuniões, para que seja desenvolvida uma estratégia de capacitação para esses policiais, buscando maior articulação entre as unidades que possam refletir na atividade fim, que é a investigação”, disse o diretor da Acadepol.

A delegada-geral, Daniela Maidel, participou do evento e frisou que tanto ela quanto o diretor do Interior, Walfrido Franklim do Nascimento, estavam realizados com o trabalho de integração da DAE com as equipes do interior, que já era planejado desde o início dessa nova gestão. “Estamos vibrando porque temos plena certeza que é uma unificação que vai otimizar muito os trabalhos, as ações, investigações e operações da Polícia Civil em todo Mato Grosso”, destacou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).