Varicela: Como a doença pode afetar o neurodesenvolvimento de bebês

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu, a doença pode gerar uma série de sequelas em bebês se afetar mulheres grávidas

Fonte:

pregnant 2568594 640

pregnant 2568594 640

Varicela, também conhecida como catapora, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster e marcada por erupções cutâneas, apesar de ser mais comum em crianças, pode afetar pessoas de todas as idades. Normalmente, a varicela costuma ser uma doença autolimitada, mas em certos casos, como em gestantes, pode causar complicações graves e duradouras, incluindo o impacto no neurodesenvolvimento dos bebês.

Como ocorre o contágio por varicela?

A varicela é transmitida pelo contato direto com o fluido das bolhas ou pela inalação de partículas virais presentes no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, os bebês, especialmente aqueles com menos de um ano de idade, têm maior risco de desenvolver complicações graves devido ao seu sistema imunológico imaturo.

[Continua depois da Publicidade]

Quais os impactos da varicela em gestantes?

De acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o contágio de varicela em gestantes pode gerar sequelas neurológicas permanentes nos bebês.

O vírus Varicela-Zoster quando afeta gestantes pode gerar diversos problemas na mãe e no feto através da Síndrome de Varicela Congênita, ocorre pela infecção do vírus na mãe e é transmitido ao filho através da placenta, esse processo ocorre de forma mais grave durante as 20 primeiras semanas”.

Ela é marcada por uma embriofetopatia que gera diversos problemas, em especial ao desenvolvimento neurológico podendo causar, dentre outras coisas, hidrocefalia, microcefalia, calcificações intra e extracranianas e atrofia cerebelar e cortical, o que afeta permanentemente a saúde do bebê” Explica Dr. Fabiano de Abreu.

Como prevenir a varicela em gestantes?

Os cuidados preventivos para a varicela em gestantes, e para a população em geral, são simples, mas de suma importância para evitar todos os problemas que ela desencadeia.

Os principais cuidados incluem lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas contaminadas, locais ou objetivos com contato direto com o paciente, além disso, a vacinação é fundamental, a vacina varicela e tetravalente viral são as utilizadas para a condição.

Como é feito o tratamento contra a varicela

Não existe um tratamento específico para a varicela, normalmente, os cuidados com a doença consistem em remédios para aliviar os sintomas, em especial géis e loções para aliviar as coceiras e repouso até a remissão total da condição, que costuma ocorrer dentro de 30 dias.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.