Lula diz “vamos confiscar tudo” em matéria de capa do Jornal do Brasil

Fonte: BOATOS ORG

fakenewscenariomt

Capa do Jornal do Brasil reporta que ex-presidente Lula disse “vamos confiscar tudo” sobre poupança de quem tem mais de R$ 50 mil.
Durante as eleições, um dos tipos de fake news mais clássicos que vimos viralizar na Internet é o que apontava para supostas matérias em portais de notícias. Hoje, alguém tentou ser mais “vanguardista” na desinformação.

De acordo com uma mensagem que circula online, o Jornal do Brasil teria dado uma bomba em sua capa. Lula teria prometido confiscar a poupança de quem tem mais de R$ 50 mil na conta. Leia o conteúdo que a página mostra:

“JORNAL DO BRASIL. VAMOS CONFISCAR TUDO! PARA REPOR ROMBO DE 400 BI, GOVERNO VAI CONFISCAR. “QUEM GANHAR ACIMA DE 8 MIL PAGARÁ 47,5% DE IMPOSTO DE RENDA”. “TEREMOS QUE CONFISCAR AS POUPANÇAS ACIMA DE 50 MIL”. Medidas antipopulares serão necessárias, assim como fez o Collor de Melo anos atrás. Bolsonaro deixou um rombo fiscal de 400 Bilhões e para cumprir minhas metas irei tirar dos mais ricos e dar aos mais necessitados. Por isso iremos aumentar a cobrança do IMPOSTO DE RENDA e confiscar a POUPANÇA e INVESTIMENTOS acima de 50 mil”.<

A imagem começou a se espalhar com tudo em todas as principais redes sociais e, principalmente, aplicativos como o WhatsApp e Telegram. Porém, não houve nenhuma matéria do tipo e não há qualquer tipo de previsão desta natureza com Lula.

[Continua depois da Publicidade]

Além do histórico recente de mensagens falsas, com matérias fake relacionadas à política no Brasil, algo na página parecia estar errado.

Vale apontar, ainda, que não há qualquer registro de previsão de confisco de dinheiro nos planos de Lula. Ou seja: a história foi tirada do fundo do nada.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula prometeu na capa do Jornal do Brasil confiscar a poupança e que isso virou notícia. Trata-se uma montagem para alardear uma fake news.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.