Aumento significativo no número de eleitores em Mato Grosso

Fonte: DA REDAÇÃO

título de eleitor

Mato Grosso alcançou um marco importante, com 2,5 milhões de eleitores aptos a votar até esta quarta-feira (18.07). Durante os primeiros seis meses de 2023, o eleitorado aumentou em 29 mil pessoas, um acréscimo de 101% em relação ao mesmo período de 2021, que não era um ano eleitoral.

A expectativa é que esse número cresça consideravelmente até as Eleições 2024, já que o fechamento do Cadastro Eleitoral ocorrerá no início de maio.

No fechamento do Cadastro Eleitoral de 2022 (janeiro a maio), ano eleitoral, Mato Grosso viu seu eleitorado aumentar em 227,5 mil pessoas. Já em 2020, o estado registrou um crescimento de 159 mil eleitores aptos. Nos últimos 10 anos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) registrou um aumento de 15,5% no número de eleitores, passando de 2.163.667 em 2013 para os atuais 2.500.710 eleitores.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou a importância de realizar mutirões e de solicitar à população que não deixe para buscar atendimento na Justiça Eleitoral na última hora. Embora haja bastante tempo até o fechamento do Cadastro Eleitoral, os últimos meses costumam ser marcados por longas filas. Felizmente, a população tem atendido a esse chamado, como evidenciado pelo número de eleitores atendidos neste ano, que foi mais que o dobro do ano de 2021, quando as eleições não estavam próximas.

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.