25.8 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 29 outubro, 2020
Início ECONOMIA Formas de geração de energia e tendências no mercado

Formas de geração de energia e tendências no mercado

Por CenárioMT

A energia elétrica é uma das descobertas mais importantes da humanidade. Graças a ela, diversos avanços que moldaram o mundo foram possíveis, seja na área econômica, social ou industrial.

Entretanto, com o passar dos séculos, novas demandas foram surgindo pela sociedade, fazendo com que a tecnologia criasse ferramentas específicas para atendê-las.

E o mesmo aconteceu na geração de energia, que aos poucos foi se inovando e reinventando a fim de suprir todas as necessidades da sociedade.

Existem várias formas possíveis de geração de energia – cada uma com suas vantagens e potenciais específicos.

O conteúdo irá mencionar algumas das mais conhecidas, além de citar tendências desse mercado que possuem alto potencial de crescimento.

Energia hidráulica

É difícil falar sobre energia no Brasil sem citar a hidráulica. Isso porque, ela é responsável por 65,2% de toda a energia gerada no país, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de 2018.

As usinas hidrelétricas funcionam a partir de um desvio do curso de algum rio, formando, assim um reservatório.

Pela força da água, turbinas, que são conectadas a geradores, entram em movimento. Há, então, a conversão da energia mecânica – originada por essa movimentação – em elétrica.

A água é um dos maiores recursos naturais do mundo e, no Brasil, isso não é diferente. O país possui rios de grandes extensões, ideais para geração de energia hidráulica.

Além disso, algumas das usinas hidrelétricas com maiores potenciais energéticos de todo o mundo são brasileiras, como a de Itaipu e Belo Monte, que produzem cerca de 14.000 e 11.200 MW, respectivamente.

Energia térmica a vapor

A geração de energia térmica a vapor acontece por meio da transformação do calor em energia cinética para movimentação de uma turbina, por exemplo. Nesse tipo específico de geração energética, é possível que, a partir dessa evaporação, turbinas de vapor entrem em ação, produzindo energia elétrica.

Energia por combustível fóssil

No que se refere à potência energética, a geração por meio de combustíveis fósseis é uma das que produzem maior quantidade de energia.

Não à toa, é o tipo de geração mais usado no mundo, sendo responsável por mais da metade (64,6%) da demanda energética global em 2016, segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica.

Na geração via combustível fóssil, a queima de determinados combustíveis origina uma movimentação no sistema – a partir daí, por meio da energia mecânica produzida, há a produção de eletricidade.

Esse tipo de produção energética é versátil e é muito utilizada em diversos cenários. Inclusive, a maioria dos geradores de energia disponíveis no mercado funcionam à base de combustíveis fósseis, que podem ser a diesel, gasolina ou gás.

Atualmente pode-se alugar geradores a gás ou diesel, por exemplo, de empresas especializadas em serviço de abastecimento de energia, onde a instalação, operação, manutenções, e demais necessidades dos equipamentos ficam por conta da empresa contratada.

Energia nuclear

A energia nuclear é outra forma com grande potencial de geração energética.

Porém, diferente da originada por combustível fóssil, os preços tendem a ser bem altos, devido à tecnologia de ponta aplicada no processo.

Como o nome sugere, essa energia é gerada a partir de uma reação nuclear – ou seja, por transformações atômicas.

Alguns isótopos de determinados elementos possuem a capacidade de se transformar, emitindo energia durante esse processo.

A descoberta desse tipo de geração partiu do princípio observado por Albert Einstein, que mais tarde seria conhecido como “equivalência massa-energia”.

A partir de estudos, foi possível perceber que durante reações em núcleos atômicos, ocorre a transformação de massa em energia.

Ou seja, por meio dessas reações, é possível gerar eletricidade.

Tendências no mercado brasileiro

Além das formas de geração de energias citadas, existem ainda algumas tendências específicas que vêm chamando atenção.

É possível perceber que, atualmente, há uma consciência ecológica crescendo tanto nos consumidores, quanto nas próprias empresas.

Isso faz com que muitos apostem em fontes renováveis e menos poluentes, mesmo que a quantidade de energia produzida seja menor, em muitos dos casos.

Por isso, três formas de geração energética limpas, que podem ser importantes tendências no mercado brasileiro são a eólica, maremotriz e fotovoltaica.

Energia eólica

O Brasil, por estar localizado em uma região com alta presença de ventos, tem um grande potencial para energia eólica.

Inclusive, 6,9% da eletricidade gerada no país deriva dessa fonte, sendo um importante recurso para o país.

Segundo relatório da EPE, na frente está a hidráulica, como mencionado, com 65,2%, o gás natural, com 10,5% e a biomassa, com 8,2%.

Uma das grandes vantagens da fonte eólica é que ela se configura como uma energia limpa, não tão nociva ao meio ambiente.

Para a geração de energia eólica, usam-se uma espécie de cata-ventos modernos. O vento, então, movimenta as pás desse equipamento, fazendo com que o rotor gire – movimentando, assim, a potência para o centro do aparelho.

A partir daí, um aerogerador é responsável por transformar esse potencial energético mecânico em eletricidade.

Energia maremotriz

Já a energia maremotriz se alimenta dos movimentos das marés e ondas. Também é um ramo com grande potencial de crescimento no Brasil, já que o país possui mais de 7.300 km de regiões litorâneas.

Para isso, é necessário a movimentação característica do mar, de baixo para cima, que, ao passar por um flutuador, acionam uma bomba hidráulica.

Após esse momento, a água é armazenada em um ambiente de alta pressão e, logo depois, comprimida com ar dentro de uma câmera hiperbárica.

A partir desse processo, um forte jato sai do aparelho, impulsionando uma turbina, que será responsável por gerar a energia maremotriz.

Assim como qualquer eletricidade produzida a partir de uma fonte renovável, essa energia é mais limpa do que muitas outras disponíveis no mercado, sendo uma grande vantagem para o meio ambiente.

Energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é uma espécie importante de energia solar.

Esse tipo de geração energética, assim como a eólica e maremotriz, possuí um grande potencial de crescimento no Brasil.

Pesquisas, inclusive, apontam que houve um aumento de mais de 500% do uso de fonte de energia solar no país nos últimos anos.

Dentro desse ramo, há a possibilidade de gerar energia pela utilização de filmes orgânicos fotovoltaicos. Assim, portanto, gera-se a energia fotovoltaica.

Nesse processo, um material específico é dissolvido em uma tinta. A partir daí, essa substância pode ser impressa, possibilitando a formação de filmes flexíveis.

Esses filmes, ao serem expostos à luz do sol, captam os raios solares e os convertem em energia.

Além da energia resultante dessa fonte ser limpa e pouco agressiva ao ambiente, também pode ser armazenada. Isso faz com que todo o potencial energético seja utilizado, evitando desperdícios.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Operação Finados 2020 da PRF será lançada nesta sexta-feira (30)

A Operação Finados, nas rodovias federais, em Mato Grosso, inicia na madrugada da próxima sexta-feira (30), com quatro dias de Operação, que se estenderá...

Atuação do servidor público é essencial para a garantia de direitos da população

Em 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público, uma homenagem que busca destacar a importância dos profissionais que, alicerçados no esforço,...

Projeto de lei obriga bancos a reforçarem segurança dos caixas eletrônicos em Mato Grosso

Mato Grosso totalizou 370 ações criminosas praticadas contra instituições financeiras nos anos de 2017 a 2020, entre roubos e furtos tentados e consumados, dos quais...

Provas do concurso público em Lucas do Rio Verde serão realizadas em dezembro

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou nesta quinta-feira (29) a nova data para realização das provas do Concurso Público nº 001/2020. O...
x