Operação La Catedral combate corrupção e lavagem de dinheiro em cadeia pública de Primavera do Leste

Os principais alvos da investigação são um preso que liderou de dentro da cadeia o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas e o diretor da unidade prisional

Fonte: CenarioMT

Operação La Catedral combate corrupção e lavagem de dinheiro em cadeia pública de Primavera do Leste

Em uma ação conjunta que envolveu mais de 130 mandados judiciais, a Polícia Civil de Mato Grosso desarticulou nesta terça-feira (07/05) uma organização criminosa que atuava dentro da Cadeia Pública de Primavera do Leste.

A operação, denominada La Catedral, foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município e teve como alvos pessoas presas, o diretor da unidade prisional e seus comparsas.

As investigações, que duraram quase um ano, revelaram um esquema de corrupção que permitia aos detentos a compra de benefícios dentro da cadeia, como autorização para trabalho externo e alojamento privilegiado.

Entre os benefícios, estava a permissão para que o líder da organização criminosa continuasse a comandar seus negócios ilícitos mesmo estando preso em regime fechado.

[Continua depois da Publicidade]

O homem, já condenado a 39 anos de reclusão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, ostentava uma vida de luxo nas redes sociais, exibindo imagens de caminhões, carros, construções imobiliárias e gado bovino, como se fosse um cidadão livre.

Apesar de estar preso, ele tinha total liberdade para frequentar a faculdade e trabalhar fora da cadeia, mas as investigações constataram que ele não comparecia nem ao trabalho nem às aulas.

Além de preso, o diretor da Cadeia Pública de Primavera do Leste também foi alvo da operação. Ele foi afastado do cargo e teve seus bens sequestrados.

A investigação apurou que ele autorizava os benefícios em troca de propina, inclusive do próprio criminoso, que teria transferido R$ 20 mil para conseguir trabalho externo.

A Operação La Catedral é uma referência à prisão colombiana onde ficou o narcotraficante Pablo Escobar.

A unidade prisional era vigiada pelos próprios homens de confiança de Escobar, que a transformou em uma extensão de seus negócios ilícitos.

A operação da Polícia Civil de Mato Grosso visou combater a corrupção e a lavagem de dinheiro dentro da Cadeia Pública de Primavera do Leste, garantindo a segurança pública e o cumprimento da lei.

A operação contou com a participação de policiais da Derf de Primavera do Leste, da Diretoria Metropolitana e da Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil.

As investigações continuam para identificar outros membros da organização criminosa e apurar a totalidade do dinheiro ilícito movimentado pelo grupo.

A Operação La Catedral é um importante passo no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em Mato Grosso. A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e com a garantia do cumprimento da lei.

[Continua depois da Publicidade]