Mato Grosso simplifica envio de ajuda humanitária para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso simplifica envio de ajuda humanitária para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Mato Grosso simplifica envio de ajuda humanitária para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) anunciou nesta terça-feira (07.05) uma medida excepcional para facilitar o transporte de mercadorias destinadas ao auxílio das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a proposta, proposta pelo estado mato-grossense, dispensa a exigência de nota fiscal para as doações que saírem de Mato Grosso com destino ao sul do país.

Essa excepcionalidade se aplica a todos os estados e tem como objetivo agilizar o envio de suprimentos para as pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade na região sul do Brasil. Para que não seja necessária a documentação fiscal, as mercadorias devem ser destinadas ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, à Defesa Civil Estadual, às Prefeituras Municipais do Rio Grande do Sul ou a entidades beneficentes sem fins lucrativos domiciliadas no estado.

Rogério Gallo, Secretário de Fazenda de Mato Grosso, destacou que a iniciativa cria um “corredor fiscal humanitário”, simplificando o envio de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul e concentrando os esforços na assistência imediata às vítimas das enchentes.

A medida aprovada dispensa a emissão e apresentação de qualquer documento fiscal, sendo suficiente uma declaração de conteúdo para o transporte das mercadorias. No entanto, empresas que doarem mercadorias próprias deverão emitir os documentos fiscais exigidos pela legislação, mas a operação será isenta de tributação.

[Continua depois da Publicidade]

A proposta aprovada será publicada no Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira (07.05), com efeito imediato, e conterá informações sobre a dispensa da emissão de documento fiscal, além do modelo de declaração de conteúdo a ser utilizado pelos transportadores.

Além dessa medida, o Governo de Mato Grosso tem tomado diversas ações para auxiliar o Rio Grande do Sul, incluindo um repasse emergencial de R$ 50 milhões para reconstrução da infraestrutura das cidades atingidas pelas enchentes. Pontos de coleta foram disponibilizados para que a população possa contribuir com doações de alimentos, água, produtos de higiene, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues em diversos locais até sexta-feira (10) e sábado (11).

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).