18.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 13 maio, 2021
InícioMUNDOCúpula do Clima: Bolsonaro promete acabar com desmatamento ilegal

Cúpula do Clima: Bolsonaro promete acabar com desmatamento ilegal

O presidente Jair Bolsonaro prometeu acabar com desmatamento ilegal e reduzir emissões até 2030.
Por CenárioMT

Hoje, o assunto mais comentado é sobre a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, onde o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as propostas para reduzir as emissões de carbono e enfrentar o desmatamento no Brasil.

A conferência virtual organizada pela Casa Branca com a participação de 40 líderes internacionais, começou esta quinta-feira com as intervenções dos presidentes Joe Biden, Xi Jinping, Jair Bolsonaro, Vladimir Putin ou Andrés Manuel López Obrador, entre outros.


--Continua depois da publicidade--

No seu discurso, Bolsonaro disse que para fortalecer os órgãos de fiscalizações contra o desmatamento, iria aumentar os investimentos no setor.

Veja abaixo destaques do discurso do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, na Cúpula de Líderes sobre o Clima.

 


--Continua depois da publicidade--

Lideranças de mais de 40 países participam hoje, quinta-feira (22) do 1º dia da cúpula organizada pelo governo dos EUA.

“Com o Brasil reduzindo seu desmatamento ilegal a zero, ele também chegará próximo de 50% de redução dos gases de efeito estufa. Assim, como os países anunciaram no evento de hoje, no mesmo patamar”, afirmou ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O presidente dos EUA, Biden, também se comprometeu a “reduzir pela metade” as emissões de gases de efeito estufa dos EUA até 2030, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O diretor-gerente do FMI disse que a mudança climática representa enormes riscos para o desenvolvimento econômico, mas também oferece “oportunidades incríveis para investimentos transformadores e empregos verdes”.

Recursos

Para atingir essas metas, segundo ele, o Governo coloca recursos em agências ambientais, Polícia Federal, logística das Forças Armadas e abre a possibilidade para que países, empresas, entidades nacionais e estrangeiras colaborem para com o orçamento para a redução do desmatamento ilegal.

“Isso será tão e mais fortemente feito quanto a gente possa receber recursos tangíveis, volumosos e imediatos dos países e empresas estrangeiras. Quanto mais recursos vierem, quanto mais apoio existir, maior probabilidade de antecipar tanto a extinção do desmatamento ilegal quanto a redução de 50% dessas emissões”, afirmou o ministro.

Mais recursos para a fiscalização

O ministro do Meio Ambiente comentou sobre o fortalecimento dos órgãos ambientais e ações de fiscalização. “Os recursos especificamente de comando e controle serão dobrados, como disse o Presidente em sua fala, e os recursos estão sendo estabelecidos agora, por ocasião da aprovação do Orçamento junto ao Congresso Nacional.”

Debate mundial sobre o meio ambiente

A Cúpula de Líderes sobre o Clima é organizada pelo governo dos Estados Unidos. O objetivo é garantir uma coordenação entre os principais líderes mundiais no debate sobre o clima, e discutir a crise climática, incluindo redução de emissões, finanças, inovação e criação de empregos, além de resiliência e adaptação.

O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que ocorrerá em novembro deste ano, em Glasgow/Escócia.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Geral
Rota do Oeste oferece sete vagas para contratação imediata em Lucas do Rio Verde
maio 12, 2021
GOLPE
Lucas do Rio Verde: Internauta denuncia tentativa de golpe com fotos de sua casa
maio 12, 2021