Mulheres vítimas de violência doméstica recebem atendimento psicológico virtual durante pandemia em Cuiabá

Fonte: Flávio Coelho, TV Centro América

1 401
Foto: Polícia Civil

As mulheres vítimas de violência doméstica estão recebendo atendimento psicológico virtual por uma equipe da Delegacia da Mulher de Cuiabá. Durante o período de pandemia do novo coronavírus, já foram atendidas cerca de 200 mulheres.

A delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto afirmou que a mulher vítima de agressão, após registrar o boletim de ocorrência, recebe acompanhamento psicológico na delegacia. No entanto, devido ao isolamento social, os atendimentos passaram a ser realizados de forma virtual.

“Dessa denúncia até o momento em que ela realmente vê a medida protetiva em vigor, que aquele autor possa ser afastado do lar, ela tem esse apoio, a garantia de que tem alguém que está junto com ela”, ressaltou.

A psicóloga responsável por esse acompanhamento, Eliane Montanha, disse que os atendimentos são realizados por mensagens ou vídeo conferência.

[Continua depois da Publicidade]

“Por causa dessa questão da pandemia e confinamento fizemos algo diferenciado para preservar as vítimas”, explicou.

De acordo com a delegacia, a frequência dos atendimentos acontece sempre que a vítima sentir necessidade, podendo ser mensal, semanal ou diário.

“Uma vítima de violência se sente como se tivesse perdido tudo. É como se o agressor ultrapassasse todos os limites dela. No momento em que ela busca ajuda, ela quer se sentir acolhida e muitas se sentem envergonhadas”, disse Jozirlethe.

A delegada afirmou ainda que o isolamento social faz com que as mulheres agredidas procurem menos a delegacia, e alerta para que fiquem atentas à saúde emocional nesse período.

“Sabemos que quando o agressor não está na casa é o momento em que elas mais procuram a delegacia. Temos vítimas de violência doméstica que já estão em um sofrimento tão grande que acabam desenvolvendo doenças. Algumas já estão com depressão”, afirmou.