Sessão foi marcada com mensagens referentes à importância do maio furta-cor e homenagem à presidente da Câmara

Fonte: Assessoria / Josi Pegoraro

fotos bancoimagens 1548
Foto: Ascom / Rayan Nicácio

A Sessão de hoje da Câmara de Lucas do Rio Verde contou com a presença de todos os legisladores e da psicóloga Iara Santos que fez uso da Tribuna para falar sobre a importância do Maio Furta-cor que trata da saúde mental materna.

A psicóloga disse que hoje no Brasil, a cada cinco mães, uma tem depressão e outros transtornos após a maternidade. “Ano passado apresentei a lei para a vereadora Sandra, ela abraçou a causa, foi aprovada e estamos levando pra as UBSs esse projeto para que todas tenham acesso às informações”, disse a psicóloga.

Iara reforçou que a sociedade precisa saber que as mães estão sobrecarregadas, adoecidas e precisam de acolhimento, pois muitas vezes nem elas entendem o porquê ficam deprimidas após a maternidade. O objetivo é trazer luz a essas mulheres que estão adoecidas dentro da suas casas e precisam de socorro.

Na oportunidade em que a família da presidente Sandra Barzotto assistia presencialmente à Sessão, o vereador Wlad Mesquita usou a Tribuna para homenageá-la com o Título Honorário de Cidadã Mato-grossense que foi concedido enquanto assumiu como deputado estadual na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

A presidente agradeceu imensamente ao vereador pela homenagem e ofereceu a sua família, disse que é ela quem lhe sustenta e dá forças para prosseguir os trabalhos. “É um orgulho muito grande receber esse título de cidadã Mato-grossense. Tudo o que eu faço pela comunidade são pelos valores que aprendi na educação severa e rígida vinda dos meus pais, baseada no trabalho, solidariedade e na fé,” concluiu a vereadora emocionada.

Dois Projetos de Leis foram aprovados por todos os legisladores e um deles é o de N. 39/2024 que autoriza o chefe do poder executivo a firmar termo de cessão de uso com a Associação Luverdense dos Chacareiros do projeto Quatá. A disponibilização da ensiladeira colhedora não se restringe apenas a uma melhoria quantitativa na produção, mas vai aprimorar a qualidade dos produtos agrícolas, conferindo aos agricultores associados à Quatá, maior competitividade no mercado local e regional. Foi aprovado em primeira e única votação em virtude da importância do mesmo.

Outro foi o Projeto de Lei N. 09/2024 de autoria do vereador Wlad Mesquita que institui o dia municipal de conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI), no município. A inclusão desta data no calendário de eventos do município é uma maneira de divulgar e promover conhecimento à população. Isso permite que tanto as famílias quanto as instituições educacionais identifiquem os sintomas e intervenham precocemente com o tratamento adequado para cada caso.

Quatro Moções de Aplausos foram lidas e aprovadas por todos os vereadores. São elas:

Moção N. 25/2024 de autoria do vereador Daltro Figur ao Sicoob Credisul pelos projetos apresentados durantes os anos em Lucas do Rio Verde, que têm impactado positivamente o município, uma das regiões com resultados mais significativos na esfera das cooperativas.

Moção N. 27/2024 de autoria do vereador Wlad Mesquita aos alunos da Apae que conquistaram o primeiro lugar no Festival Estadual de Artes das Apaes. A vitória desses alunos é um testemunho vivo de que a arte é uma ferramenta poderosa de inclusão social e desenvolvimento pessoal. As conquistas não apenas enriquecem suas vidas, mas também enaltecem toda a comunidade, mostrando-nos que as barreiras podem ser superadas e que o talento verdadeiro transcende qualquer limitação.

Moção N. 28/2024 de autoria da vereadora Sandra Barzotto ao Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde pelo “Bate-papo sobre o Programa Vigia + Mato Grosso”, durante o Show Safra 2024. O sindicato Rural sempre se mantém atuante para defender e encontrar soluções e melhorias que amparem os produtores rurais, garantindo segurança, qualidade de vida e melhores condições de trabalho, uma parceria de sucesso.

Moção N. 29/2024 de autoria vereadora Sandra Barzotto aos professores da Apae de Lucas do Rio Verde. Na Educação Especial o professor se preocupa com a prática educativa intencional e que contribua com a construção de um ser humano como membro da sociedade. Sua atuação na ação educativa ocorre em todas as faixas etárias, desde a estimulação precoce até aos que já estão em grupos de convivência.

Quatro Indicações foram aprovadas e entre elas estão:

De autoria da vereadora Ideiva Foletto – Indica a necessidade de colocar uma cerca alta entre a CIEI Anjo Gabriel e a Escola Municipal Olavo Bilac, para separar o pátio da creche da piscina da Escola.

[Continua depois da Publicidade]

De autoria do vereador Noel Dias – Indica a implantação de um quebra-molas ou faixa elevada na Avenida Rio Grande do Sul, entroncamento com a rua Três Passos, devido ao grande fluxo de pedestres.

De autoria do vereador Ademilson Pereira – Indica em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, a necessidade da implantação de uma faixa elevada em frente a Creche Irmãs Carmelitas, localizada na rua Catuípe, no bairro Rio Verde.

De autoria do vereador Gilson de Souza – Indica a necessidade de realizar o estreitamento e a abertura de passagem do canteiro da rua das Azaleias, no sentido do cruzamento da rua das Primaveras.

A próxima Sessão será no dia 14 de maio, terça-feira, o mesmo horário, em virtude da segunda dia 13 ser feriado municipal em comemoração ao Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.