Secretaria de Segurança e Trânsito dá inicio operação ‘Boas Festas’ em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

WhatsApp Image 2020 12 14 at 15.37.44

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde-MT, coordenada pelo Coronel Edgar Rojas, deu início nesta segunda-feira (14) a operação ‘Boas Festas’. As ações contarão com apoio das Polícias Judiciária Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Secretário Rojas, o objetivo da operação é minimizar as ocorrências que possam acontecer nesse período de festividades de final de ano.

Além da atuação integrada entre as forças segurança, que já vem sendo desenvolvida ao longo do ano em Lucas do Rio Verde, a operação ‘Boas Festas’ vem a fortalecer os trabalhos, explicou o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Paulo Secchi.

“Orientamos as pessoas que forem viajar que tranquem muito bem as portas de suas residências. Além disso, é importante deixe um familiar ou alguém de confiança monitorando essa residência diariamente. E orientar os vizinhos, que caso vejam alguma movimentação estranha, que o mesmo ligue para a polícia (190), que vamos verificar”, comentou Secchi.

[Continua depois da Publicidade]

Em relação ao comércio de forma geral, a Polícia orienta para que os comerciantes e, em especial os consumidores, optem por pagamentos com cartões ou outras transações financeiras, evitando sair com grande quantidade em espécie.

“Importante destacar também que grande volume de compras (sacolas) pode fazer com que a pessoa perca a atenção e tenham carteiras e bolsas furtadas. São algumas orientações que queremos passar para a sociedade, através da operação ‘Boas Festas’, para que possamos realizar um policiamento com qualidade e que todos possam comemorar as festas de final de ano com tranquilidade”, reforçou o militar.

É importante que o cidadão confeccione o boletim de ocorrência caso seja furtado ou roubado, pois são com esses dados que haverá a intensificação do policiamento.

De acordo com o Delegado Eugênio Rudy, da Polícia Judiciária Civil, outra recomendação que deve ser passada a população é em relação às agências bancárias.

“É um período do ano onde aumenta o volume de dinheiro em movimentação e as pessoas tendem a efetuar saques. No interior ou fora das agencias sempre há pessoas observando o cidadão que faz saques de valores em grande volume, podendo ocorrer roubos ou até mesmo extorsão. Ao ir ao banco evite sacar grandes valores e sempre vá com uma pessoa de confiança”, recomenda o delegado.

Assim como a Militar, a Polícia Civil fez o planejamento de trabalho para o fim de ano em Lucas do Rio Verde.

“Reforçamos as equipes, tanto de plantão bem como a de expediente e ainda deixaremos uma equipe de sobreaviso caso seja necessária uma chamada rápida”, concluiu Eugênio.

A 13ª Companhia de Bombeiros Militar está atuando de forma preventiva, principalmente nas questões relacionadas a eventos que podem ocorrer, mesmo mediante a pandemia. Os estabelecimentos, de forma geral, estão recebendo orientações sobre as exigências estabelecidas na legislação contra incêndio e pânico.

“Qualquer que seja o evento, o mesmo deverá ter Alvará do Corpo de Bombeiros e os preventivos contra incêndio e pânico devem estar funcionando e devidamente alocados”, disse o comandante da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Major Alex Queiroz.

“Queremos orientar ainda em relação as ocorrência de trânsito. Verificamos um aumento de acidentes envolvendo condutores de veículos sob efeito de bebida alcoólica. É preciso que todos tomem consciência e dirijam com prudência”, finaliza Queiroz.

[Continua depois da Publicidade]

Além de trabalhar para manter a ordem no trânsito de Lucas do Rio Verde, a Guarda Municipal tem intensificado a fiscalização quanto a ocorrências de som alto, principalmente nesse período festivo.

“As fiscalizações vão continuar acontecendo e não queremos acabar com a festa de ninguém, porém, temos que manter a ordem. Estamos sempre trabalhando em conjunto com as demais forças de segurança para fazer as intervenções necessárias”, frisou o coordenador da Guarda Municipal, GM Fábio Medeiros.

Lucas: eventos de fim de ano devem seguir medidas de segurança, orienta Bombeiros