Segurança vai mapear área rural para aperfeiçoar policiamento e reduzir ocorrências

Comandante da Polícia Militar em Mato Grosso disse que será feito o georreferenciamento das áreas para definir linhas de ação no enfrentamento a furtos e roubos

Fonte: CenárioMT

seguranca vai mapear area rural para aperfeicoar policiamento e reduzir ocorrencias 1063621

Durante a visita que fez a Lucas do Rio Verde na última semana, o comandante geral da Polícia Militar em Mato Grosso, Coronel Assis, anunciou que a zona rural será mapeada. O georreferenciamento será realizado para facilitar os deslocamentos de viaturas responsáveis pelo patrulhamento rural.

O oficial militar falou à reportagem de CenárioMT que a primeira parte do projeto de patrulhamento rural é a realização do georreferenciamento. A partir dele será possível aos policiais que atuarão nas patrulhas rurais ter mais precisão no atendimento de ocorrências, facilitando os deslocamentos.

“Teremos uma linha de propriedades rurais, com grupos de WhatsApp, com comunicação direta com o policial que faz a patrulha rural e este patrulhamento será feito por jornadas”, explicou.

As propriedades que aderirem ao patrulhamento rural terão placas identificativas logo na entrada. “Isso inibe a atuação do criminoso, porque sabe que este sistema de patrulhamento de proximidade com este produtor”, assinalou o comandante.

[Continua depois da Publicidade]

Videomonitoramento

O comandante geral pontuou que toda a tecnologia possível será agregada ao projeto, já que agiliza a troca de informações, reduzindo a possibilidade de êxito por parte de criminosos. Câmeras de videomonitoramento também deverão ser instaladas em local estratégico.

Coronel Assis adianta que o primeiro passo no uso da tecnologia é a adoção dos grupos de trocas de mensagens em tempo real. “Esses grupos de WhatsApp já vão ajudar na checagem de veículos que trafegarem de modo suspeito na zona rural”, explicou.

Jornada delegada

O comandante geral da PM participou da assinatura de convênio entre Lucas do Rio Verde e a Secretaria de Segurança Pública sobre a jornada delegada. A parceria vai permitir um incremento de policiais militares e bombeiros em atividade no dia a dia.

A partir da jornada delegada, policiais e bombeiros poderão trabalhar em períodos de folga. Os valores dessas horas extras serão repassados pelo município.

“Aumenta em cerca de 35% o policiamento na cidade”, observou coronel Assis. “Vai melhorar ainda mais o policiamento feito pelos nossos policiais aqui em Lucas do Rio Verde e no seu entorno”.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.