Frente Parlamentar da Agropecuária debate principais pautas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

plano abc tem metas para reduzir a emissao de gases de efeito estufa na agropecuaria
MAPA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), tem sido o fórum principal para discutir as questões cruciais relacionadas ao setor produtivo agropecuário do estado. Com 18 dos 24 deputados do Legislativo, a FPA realizou quatro reuniões ordinárias no primeiro quadrimestre deste ano, abordando uma variedade de tópicos relevantes.

Entre os temas debatidos, destacam-se o fundo de apoio à agricultura familiar, conservação e desmatamento ilegal no Pantanal, sistema de inspeção sanitária e a recente preocupação com a “moratória da soja e da carne”. Essa medida, que visa combater o desmatamento, levanta preocupações sobre seu impacto no mercado dos produtos mato-grossenses, mesmo quando produzidos legalmente.

Na última reunião da FPA-MT, os parlamentares comprometeram-se a propor uma intervenção do Estado para reverter o boicote de empresas à produção agropecuária oriunda de áreas abertas, mesmo que legalmente estabelecidas na Amazônia Legal. As chamadas “moratórias da soja e da carne” têm como objetivo combater o desmatamento, mas sem distinguir entre produção legal e ilegal, o que pode prejudicar economicamente o estado e até mesmo induzir outros compradores a restringir o comércio com o país.

O deputado Dilmar Dal Bosco, coordenador da Frente, afirmou que os parlamentares buscarão apoio da Câmara para impedir o boicote aos produtos, destacando a necessidade de um debate mais amplo sobre o assunto.

[Continua depois da Publicidade]

Outra questão discutida foi o desmatamento ilegal na região do Pantanal, com destaque para um caso em que um produtor rural utilizou agentes químicos, causando danos significativos à flora e fauna locais. O deputado Carlos Avallone, membro da FPA-MT, ressaltou a importância de identificar e combater rapidamente essas ações ilegais.

A próxima reunião da FPA está marcada para o dia 21 de maio, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. Além dos parlamentares, representantes do setor produtivo que compõem o Fórum Agro-MT também participarão do encontro, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento sustentável do estado.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).