Campanha nacional reforça empatia e proteção às vítimas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Campanha nacional reforça empatia e proteção às vítimas em Mato Grosso
Campanha nacional reforça empatia e proteção às vítimas em Mato Grosso

Você sabe o que todas as vítimas têm em comum? Com o objetivo de responder a essa pergunta e sensibilizar o público para a importância de se garantir os direitos de quem sofreu ou sofre algum tipo de crime ou violação, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMPU) lançaram a edição 2023 da campanha Direitos da Vítima.

Todos os dias, pessoas são vítimas de algum tipo de violência ou tragédia. Furtos, golpes na internet, violência doméstica, abuso sexual, tragédias naturais e inúmeros outros casos. Qualquer pessoa pode se tornar uma vítima durante algum momento da vida. Inclusive você!

Quando alguém próximo passa por momentos difíceis e traumatizantes, muitas vezes não sabemos como ajudar ou abordar o assunto. Mas, o acolhimento é essencial para a superação, e não é tão difícil quanto parece.
A chave é ter empatia para escutar, sem julgamentos, comparações ou especulações. As vítimas precisam de acolhimento e reparação.

O Ministério Público de Mato Grosso possui Núcleos de Atendimento Especializado para auxiliar a essas pessoas e seus familiares em todas as frentes.
Em Cuiabá, o Núcleo de Defesa da Vida tem o compromisso de aprimorar os meios, os instrumentos e os procedimentos de investigação a fim de prevenir e reprimir a prática de crimes dolosos contra a vida bem como estabelecer um olhar mais detido às vítimas e aos seus familiares.

[Continua depois da Publicidade]

Já a Ouvidoria é um canal permanente de escuta ativa, especializado no recebimento e encaminhamento às autoridades competentes das demandas relacionadas a crimes em geral e à violência contra a mulher.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).