Aprovação de projeto de ponte sobre o Rio Araguaia impulsiona conexão ferroviária entre Goiás e Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Aprovação de projeto de ponte sobre o Rio Araguaia impulsiona conexão ferroviária entre Goiás e Mato Grosso
Aprovação de projeto de ponte sobre o Rio Araguaia impulsiona conexão ferroviária entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, o projeto executivo para a construção de uma ponte sobre o Rio Araguaia, ligando Goiás ao Leste de Mato Grosso pela Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). A decisão ocorreu durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir) da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer).

O projeto é uma obrigação da Concessionária Vale S.A, como parte de um acordo para estender o Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Estabelecido com base em uma lei de 2017, o acordo determina que a empresa construa uma parte da ferrovia entre Mara Rosa (GO) e Água Boa, a 736 km de Cuiabá, abrangendo cerca de 365 quilômetros e atravessando 11 municípios.

Para a aprovação do projeto, a ANTT realizou uma análise rigorosa, verificando se o projeto apresentado pela Vale estava correto tanto em formato quanto em mérito. O Governo Federal estipula que a ponte atravessará o Rio Araguaia na divisa entre os estados, nos municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho, a 765 km de Cuiabá.

A ponte, com aproximadamente 1,6 mil metros de comprimento, é considerada um marco expressivo das obrigações de construção da seção da ferrovia. Ela foi projetada especialmente para trens, com uma estrutura que se estende em segmentos sucessivos, incluindo um vão central de 140 metros para permitir a passagem de barcos, além de 40 segmentos ao redor desse centro.

[Continua depois da Publicidade]

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é uma iniciativa estratégica para o transporte de cargas no Brasil, conectando as regiões produtivas do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e aos portos de Santos (SP) e São Luís (MA). O projeto visa promover a integração nacional e impulsionar a economia do país.

O Governo Federal informou que as obras para conectar a FICO à Ferrovia Norte-Sul em Mara Rosa (GO) estão avançando, e em breve os trilhos poderão ser instalados, facilitando o transporte de materiais para dar continuidade às obras de forma mais eficiente. Além disso, as obras de infraestrutura entre os km 80 e 104, próximas a Santa Terezinha de Goiás, estão em andamento.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).