21.6 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 01 dezembro, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIAAudiência discute criação de semana nacional para valorizar protagonismo de alunos da...

Audiência discute criação de semana nacional para valorizar protagonismo de alunos da Apaes

Por

O Senado vai discutir na quarta-feira (27), a partir das 10h, um projeto que institui a Semana Nacional da Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), a ser celebrada anualmente na segunda semana de julho (PL 4/2020). A autodefensoria é um movimento criado pelas Apaes em que os alunos têm espaço para propor sugestões visando à promoção de seus direitos. Sugerida pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), a audiência pública (REQ 15/2021) é uma realização da Subcomissão Temporária De Assuntos Sociais Das Pessoas Com Deficiência.

Entre os convidados para o debate, estão a autodefensora da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Tâmara Tamires Soares Silva; o vice-Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Marco Castilho;  o autodefensor da Federação Nacional das Associações Pestalozz, Ismael Ultino Tavalone; e a coordenadora-geral do Grupo Nacional de Autodefensoria da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Ana Cláudia Mendes de Figueiredo.


--Continua depois da publicidade--

De autoria da Câmara, o projeto já foi aprovado pelos deputados e, no Senado, aguarda votação na Comissão de Educação (CE). Como relator do projeto, Arns esclarece na justificação que, nos últimos 40 anos, o conceito de “autodefensoria” ganhou força ao permitir que pessoas com deficiência intelectual opinassem e influenciassem nas decisões de políticas públicas, orçamentos e ações relacionados à área. Ele defende a aprovação do projeto como instrumento para ampliar a conscientização da sociedade sobre o tema e estimular a elaboração de políticas públicas que possam atender esse público.

“Como consequência, inúmeros eventos e ações começaram a ser protagonizados por essas pessoas, resultando em um crescente reconhecimento das pessoas com deficiência intelectual como sujeitos de direito, capazes de escolher, opinar e responder sobre seus anseios, necessidades e perspectivas”, ressalta o senador no requerimento.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Redes sociais

107,359FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,094SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Em Lucas
Polícia investiga furto de carga de materiais recicláveis avaliada em R$ 15 mil
novembro 30, 2021
SUSPEITO DO PÁLIO PRETO
Homem com diversas passagens é preso após roubo em Lucas do Rio Verde
novembro 30, 2021
EDUCAÇÃO
Assessoria Pedagógica de Lucas do Rio Verde será transformada em Núcleo Regional de Educação 
novembro 30, 2021
Lucas do Rio Verde
Celebrações de Ano Novo em Lucas do Rio Verde não serão realizadas por precaução sanitária
novembro 30, 2021