Com escassez de chuvas, ANA reduz vazão do reservatório de Xingó

0

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou hoje (4) que decidiu reduzir a vazão do reservatório da usina hidrelétrica de Xingó (AL/SE), no rio São Francisco, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar de 700m³/s. De acordo com a agência reguladora, a nova vazão será adotada ainda esta semana pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). A vazão de 800 m³/s  estava sendo praticada desde 11 de janeiro.

A medida foi tomada devido ao menor volume de chuvas já registrado em janeiro na região. A diminuição da vazão busca aumentar o armazenamento de água dos reservatórios do Velho Chico durante o período chuvoso, que vai até abril, para garantir a segurança hídrica durante o ano inteiro na região. A próxima reunião do grupo, formado por órgãos públicos, instituições da sociedade civil e entes privados, acontecerá em 18 de fevereiro para nova avaliação da bacia.


Continua depois da publicidade-pix


De acordo com a ANA, o grupo determinou que a vazão liberada deve ser revista sempre que “houver diminuição de afluência aos reservatórios e as projeções indicarem menos de 50% de acumulação no Reservatório Equivalente do São Francisco – formado por Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) – no fim do período chuvoso. Como a previsão para 30 de abril passou a ficar abaixo deste percentual, foi identificada a necessidade de reduzir o volume liberado por Xingó para reservar mais água na bacia hidrográfica”.

A redução do volume liberado por Xingó tem por objetivo reservar mais água na bacia hidrográfica e para o conjunto de reservatórios formado por Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) no fim do período chuvoso na bacia.

-Continua depois da publicidade ©-

“Se as projeções do início do ano apontavam que os reservatórios de Três Marias e Sobradinho chegariam respectivamente a 66,27% e 43,72% em 31 de janeiro, os volumes acumulados no último dia do mês passado ficaram respectivamente em 57,23% e 36,75%”, disse a agência reguladora que informou ainda que em 31 de janeiro, o reservatório Equivalente do Rio São Francisco, formado pelos três reservatórios estava com 42,93% de seu volume útil.

Edição: Sabrina Craide





-Patrocinador-