Branding: Como diferenciar a sua marca da concorrência? Especialista explica

Jennifer de Paula, MBA em Marketing e Negócios Interativos, afirma que um bom Branding de marca é fundamental para destacá-la no mercado

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Diferenciar sua marca dos concorrentes é um desafio constante para qualquer empresa, em um mercado cada vez mais competitivo e inflado devido ao advento da internet, é essencial que sua marca se destaque para atrair a atenção do público e aumentar as vendas, mas essa nem sempre é uma tarefa fácil

Para Jennifer de Paula, MBA em Marketing e Negócios Interativos, o primeiro passo é entender o que é branding.

Branding é a gestão de uma marca, incluindo a criação de uma identidade visual, comunicação, posicionamento e propósito, trata de como sua marca é percebida pelo público e isso é uma etapa fundamental para criar um diferencial atrativo“, explica.

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Compreendido isso, é importante seguir algumas dicas para diferenciar sua marca dos concorrentes. Jennifer de Paula lista a seguir algumas delas:

Conheça o seu público-alvo

É importante entender as necessidades, desejos e comportamentos dos seus clientes para oferecer um produto ou serviço que atenda às suas expectativas de forma assertiva e buscar superá-las“, afirma Jennifer.

Defina o propósito da sua marca

Ter um propósito forte e claro ajuda a construir uma identidade de marca única, que se conecta com o público e o diferencia da concorrência, engajar seu público no propósito da marca cria uma relação única que facilita a fidelização“, diz Jennifer.

Desenvolva uma identidade visual impactante

No mundo moderno, cada vez mais conectado, ter uma boa identidade visual reconhecida facilmente e transmitir os valores e propósito da marca é um dos pontos mais importantes, na internet os usuários levam poucos segundos para decidir sobre determinado, produto, serviço ou empresa, por isso, impactar e se conectar à primeira vista é essencial“, destaca Jennifer.

Comunique-se de forma clara e eficaz

“Uma comunicação clara e eficaz é fundamental para diferenciar sua marca dos concorrentes, uma mensagem clara e objetiva é mais eficaz do que uma mensagem confusa ou genérica, é importante se comunicar de forma clara e direta o valor da sua marca para o público”, afirma Jennifer.

Inove sempre!

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Inovação pode ocorrer tanto em produtos, serviços, atendimento ao cliente, entre outros aspectos, por mais que você já tenha construído um bom diferencial e uma forte relação com seus clientes é fundamental investir em novidades pois elas ajudam na manutenção dos seus resultados no longo prazo, conquistar é relativamente fácil em vista de manter“, diz Jennifer.

Com a avalanche de novos negócios surgindo e o momento delicado que muitas empresas têm enfrentado, se destacar e tornar-se referência no seu mercado de atuação é essencial para o sucesso da sua marca.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.