Saúde oral e saúde mental: como problemas dentários podem gerar transtornos como ansiedade

Fonte: MF Press Global

unnamed 6
A saúde oral afeta diversos aspectos da vida de uma pessoa. Inclusive, pode contribuir para o agravamento de transtornos como a ansiedade, já que a autoestima está plenamente ligada à saúde mental.
O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro falou sobre como ter dentes saudáveis e bonitos pode contribuir para o bem-estar do paciente, da mesma forma que os problemas na saúde oral podem gerar graves problemas.
Entre os benefícios dos procedimentos que realiza, o dentista citou que após o implante, o paciente tem melhora na mastigação e digestão dos alimentos, aprimora a qualidade estética dos dentes e ainda melhora a autoestima do paciente.
“Posso citar o caso de um paciente que devido à insatisfação com os dentes ele desenvolveu ansiedade, se sentia mal e essa situação acabou sendo um ”gatilho para ele”, contou.
Em um estudo publicado, o PhD em Neurociências, professor Dr., Fabiano de Abreu Agrela, explicou que “a ansiedade é precursora para desencadear os problemas mentais.”
Devido a isso, o dentista relembra a importância com o cuidado com saúde bucal: “não podemos achar que ir ao dentista é algo que fazemos simplesmente quando sentimos algum incômodo ou puramente por estética. Mas estamos falando de saúde, de bem estar e também de autoestima”, finalizou.
Sobre Flávio Pinheiro
Flávio Pinheiro se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida fez o credenciamento nos sistema ITI de implantes dentários pela maior empresa de implantes do mundo, a Straumann. É especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de Santos. Além disso, Flávio é mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ e teve parte do seu trabalho de mestrado realizado na universidade de Rochester NY. Carrega, entre os seus títulos, o prêmio Mariano de Andrade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.