Gatos fazem bem à saúde

Fonte: CENÁRIOMT

Gatos fazem bem à saúde
Gatos fazem bem à saúde

Eles são macios, brincalhões e capazes de derreter corações. Sim, os gatos fazem bem à saúde das pessoas que se permitem tê-los por perto.

De acordo com pesquisas, gatos são facilitadores sociais para os donos, que se tornam menos isolados, mais abertos à novidades e menos ansiosos. Isto porque os efeitos terapêuticos dos gatos vão muito além de serem fofos.

Os gatos fazem bem à saúde física e mental. Pois pessoa que aprendem a cuidar de gatos irão facilmente tratar melhor também os seus semelhantes.

O que diz a pesquisa

Uma pesquisa realizada pela investigadora americana Leslie A. Lyons, especialista em genética veterinária, indica que o som que os gatos fazem ao ronronar potencia a capacidade de cura em ossos e músculos humanos, já que a frequência de vibrações (entre 25 e 150 hertz) é regeneradora ao nível celular.

[Continua depois da Publicidade]

“Em crianças com problemas de socialização ou aprendizagem, ler e falar para gatos ajuda a desenvolver a confiança, por serem atentos e não fazerem juízos de valor”, aponta ainda o veterinário comportamentalista Gonçalo da Graça Pereira, fundador e diretor científico do Centro Para o Conhecimento Animal.

Segundo um estudo publicado na revista médica Pediatrics, o contato dos bebês com gatos no primeiro ano de vida reforça o sistema imunológico, em especial no que diz respeito a doenças respiratórias.

Outro fato muito pertinente é que o simples ato de escovar um gato ajuda a diminuir a pressão arterial e a relaxar, ao libertar endorfinas no organismo.

Qual é a origem dos gatos?

Uma pesquisa feita sobre a origem dos gatos, que foi publicada em 2007 na revista Science, concluiu que foi os ancestrais dos bichanos surgiram há mais de 100 mil anos. Segundo os cientistas, todos eles vieram do Oriente Médio.

Outra curiosidade que esses cientistas descobriram sobre a origem dos gatos é que ainda existem gatos selvagens com o mesmo DNA (material genético) dos bichanos domésticos. Esses exemplares foram localizados em:

  • Israel;
  • Emirados Árabes Unidos;
  • Bahrein;
  • Arábia Saudita.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!