Churros caseiro: como fazer essa delícia em casa

Os churros podem ser recheados com doce de leite ou com brigadeiro, fica uma delícia do mesmo jeito!

Fonte: Lucas Rosendo

Churros caseiro
Churros caseiro - Foto: Canva

Você sabia que o churros caseiro é uma massa frita muito popular nos países latino-americanos? Eles podem ser empanados em açúcar e canela ou servidos com recheios doces, como chocolate e doce de leite. Nesta matéria, vamos te ensinar como fazer a receita de churros caseiro, uma verdadeira tentação que vai deixar todo mundo com água na boca!

Ingredientes

Para fazer a receita de churros caseiro, você vai precisar de:

Churros caseiro
Churros caseiro – Foto: Canva
  • 250 ml de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal (se a margarina tiver sal, dispense a pitada)
  • 300 g de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela para passar os churros depois de fritos
  • doce de leite para rechear

Modo de preparo

O modo de preparo da receita de churros caseiro é bem simples. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Em uma panela, leve ao fogo a água, a margarina e o açúcar.
  2. Quando ferver, desligue o fogo e acrescente a farinha de trigo.
  3. Mexa bem, até formar uma massa que solte da panela.
  4. Deixe a massa esfriar e depois coloque-a em um saco de confeiteiro com o bico em formato de pitanga, para dar aos churros seu formato característico.
  5. Em óleo quente, frite os churros com o comprimento que desejar, até ficarem dourados.
  6. Depois, coloque em um prato com papel toalha, para absorver a gordura, e passe por um prato com açúcar e canela misturados, para empanar.
  7. Com um bico de confeiteiro, recheie os churros com doce de leite, fazendo um furo na ponta de cada um.
  8. Se preferir, você pode servir os churros com o doce de leite à parte, para mergulhar.
Churros caseiro
Churros caseiro – Foto: Canva

Agora que você já sabe como fazer a receita de churros caseiro, que tal experimentar essa delícia em casa? Você pode variar os recheios e os acompanhamentos, como creme de avelã, brigadeiro, goiabada e até salgados. Os churros são uma ótima opção para servir em festas, lanches ou sobremesas. Aproveite!

[Continua depois da Publicidade]

Qual a origem do churros?

A origem do churros é um assunto que gera muitas dúvidas e controvérsias. Há várias teorias sobre quem inventou essa massa frita e crocante, que pode ser recheada com doce de leite, chocolate ou outros sabores. Veja algumas delas:

Uma das hipóteses é que os churros foram criados pelos portugueses, que se inspiraram nos bolinhos chineses chamados youtiao, que são feitos de massa de farinha de trigo e água, fritos em óleo e servidos com leite de soja. Os portugueses teriam adaptado a receita, dando o formato de estrela aos churros e salpicando açúcar e canela por cima.

Outra possibilidade é que os churros tenham origem árabe, já que os mouros, que invadiram a Península Ibérica no século VIII, trouxeram consigo uma receita de massa frita chamada zulabiya, que era enrolada em espiral e mergulhada em mel. Essa receita teria sido incorporada à culinária espanhola, que posteriormente a levou para as Américas.

Churros caseiro
Churros caseiro – Foto: Canva

Há ainda quem acredite que os churros sejam uma invenção dos pastores espanhóis, que viviam nas montanhas e não tinham acesso a pães frescos. Eles teriam criado uma massa simples, feita com farinha, água e sal, que podia ser frita em uma panela sobre o fogo. Os churros teriam sido batizados em homenagem a uma raça de ovelhas chamada churra, que tem os chifres em forma de estrela.

Como você pode ver, a origem do churros é um mistério que ainda não foi totalmente desvendado. O que se sabe é que esse doce se tornou muito popular na Espanha, em Portugal e em vários países da América Latina, como o Brasil, onde ele é consumido com recheios variados e deliciosos.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.