Flagrante de casal de onças-pintadas no maior love; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

O vídeo gravado por Airton, mostra uma belíssima onça-pintada passeando as margens de um rio e por pouco não ficando atolada na lama
O vídeo gravado por Airton, mostra uma belíssima onça-pintada passeando as margens de um rio e por pouco não ficando atolada na lama

Em mais um de suas aventuras pelo Pantanal Mato-grossense  o guia turístico Ailton Lara flagrou um casal de onças-pintadas no maior love. Ao menos, é o que parece ser ao ver a imagem.

Mas de acordo com Lara, neste caso, que você assistirá a seguir, a fêmea de onça-pintada, tão somente chamou a atenção do macho para uma falsa cópula. O objetivo não era a reprodução, mas sim, proteger seus filhotes de possível ataque do oponente.

“Normalmente onças-pintada copulam para procriação, mas nesse caso o macho estava sendo distraído pela fêmea, que por sinal, estava copulando para proteção de seus filhotes. Isso significa que os machos podem sim, matar filhotes quando existe sobreposição de território…querem ser dominantes”, descreveu em seu perfil no Instagram, Ailton Lara.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

“Mas o desfecho de tudo isso ainda vem sendo estudado. Quando copulam para não distrair o macho, mas sim para gerar filhote, o processo leva em média uma semana e quando a fêmea distrai o macho isso leva em média um dia. Informação aqui do laboratório a céu aberto, no Pantanal!”, complementou o guia turístico.

[Continua depois da Publicidade]

Flagrante de onças em momento íntimo

ONÇA

A onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Apesar da semelhança com o leopardo (Panthera pardus), a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão (Panthera leo). Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas está extinta em diversas partes dessa região atualmente.

As onças pintadas possuem mandíbulas excepcionalmente fortes, apresentando as mais poderosas mordidas dentre todos os grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.

A onça um animal crepuscular e solitário. Caça através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.
Foto: Secom/MT

Por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal o mesmo tempo temido e admirado que habita o imaginário das pessoas é um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.

Se você gostou deste post: Flagrante de casal de onças-pintadas no maior love; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Curioso caso das ovelhas que andam em círculos; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.