Santos vence clássico contra São Paulo por 2 a 0

0
(Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos Futebol Clube recebeu a equipe do São Paulo neste domingo (27), no Pacaembu, em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista de 2019, e venceu pelo placar de 2 a 0. Os gols do alvinegro praiano foram marcados por Luiz Felipe e Derlis González. Com o resultado, o Peixe chegou aos nove pontos em três jogos disputados, sendo agora a única equipe do Paulistão com 100% de aproveitamento.

O jogo – Cada vez mais adaptado ao estilo de Jorge Sampaoli, o alvinegro praiano começou a partida com grande intensidade para cima do rival. Jogando sempre com a bola no chão, sem chutões, o Peixe buscava espaços na retaguarda são-paulina, até ter sua primeira grande chance com Soteldo aos 17 minutos: o venezuelano recebeu passe na medida de Diego Pituca e, cara a cara com Volpi, arriscou, mas o goleiro conseguiu ficar com ela.

O Peixe voltou a ter mais três boas oportunidades: a primeira com Jean Mota, que recebeu de Orinho e disparou uma bomba para grande defesa de Volpi; a segunda com Alison, que de fora da área também encheu o pé, com ela indo pra fora; e a terceira, com Derlis, que cara a cara com Volpi resolveu cortar, mas perdeu a bola.

Perto dos minutos finais da primeira etapa, a superioridade alvinegra na criação de boas oportunidades e na posse de bola finalmente foi premiada: após bela cobrança de falta do inspirado Jean Mota, Luiz Felipe subiu mais do que todo mundo e meteu a casquinha para o fundo das redes do São Paulo, abrindo o placar para o Peixe.

A segunda etapa começou de forma mais equilibrada, com as duas equipes buscando oportunidades de gol. O Peixe, entretanto, aos poucos voltou a crescer na partida. Diego Pituca, dono de grande partida, recebeu aos 15 minutos e, confiante, arriscou de longe, para boa defesa de Volpi. E aos 21 minutos o alvinegro ampliou o placar: Alison recuperou a bola no campo de defesa e, em uma verdadeira aula de contra-ataque, ligou Derlis, que avançou, driblou o goleiro do São Paulo e mandou para o fundo do gol.

Abatido, o São Paulo pouco conseguiu criar após o segundo gol do Peixe, e os comandados de Jorge Sampaoli desde então apenas administraram o grande resultado no Pacaembu. O próximo desafio do Santos FC no Campeonato Paulista será contra o Bragantino, nesta quinta-feira (31), fora de casa, às 19h15.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 x 0 São Paulo

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP);

Data: domingo, 27 de janeiro de 2019;

Horário: 17h (de Brasília);

Árbitro: Vinicius Furlan;

Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Neuza Ines Back;

Gol: Luiz Felipe (45′ 1ºT), Derlis González (21′ 2ºT);

Cartões Amarelos: Reinaldo (SAO), Hudson (SAO), Arboleda (SAO), Derlis (SAN), Luiz Felipe (SAN), Copete (SAN), Carlos Sánchez (SAN);

SANTOS FC: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Orinho (Copete), Diego Pituca, Alison, Carlos Sánchez, Jean Mota (Felipe Aguilar), Soteldo (Felippe Cardoso), Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli.

São Paulo: Tiago Volpi, Bruno Peres, Arboleda, Reinaldo, Bruno Alves, Éverto, Hudson (Brenner), Jucilei, Helio (Diego Souza), Nenê (Liziero), Pablo. Técnico: André Jardine.