Síndrome de fim de ano: Como o Yoga ajuda a combater a ansiedade durante o mês de Dezembro?

Fonte: MF Press Global

image 52

O mês de dezembro marca a celebração de festas importantes,como Natal e Reveillon, além de mudanças de rotina, com férias e visitas de amigos e familiares, viagens e pressão por resultados, o que pode gerar um pico de ansiedade e sintomas depressivos, conhecidos como “síndrome do fim de ano”.

Segundo um estudo conduzido pela Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse – Brasil), o nível de estresse dos brasileiros apresenta um aumento médio de 75% no período que antecede as festividades de fim de ano.  A condição conhecida como “síndrome das festas de fim de ano” não consta oficialmente como um distúrbio, porém descreve o agravamento de sintomas como ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e tensão durante o mês de dezembro.

Os sintomas podem ser desencadeados por fortes mudanças de rotina ligadas à época, além de altas expectativas associadas à época, como o sucesso durante o ano, lista de objetivos, cobrança de familiares e uma atmosfera mágica ligada às festas que muitas vezes não condiz com a realidade.

Como controlar a ansiedade durante as festas de fim de ano?

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut, existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse tipo de sintoma, como a prática regular de yoga.

Durante as festas de fim de ano, gerenciar a ansiedade é muito importante, por isso, praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, reservar momentos para si, praticar exercícios regulares, manter uma alimentação equilibrada e buscar ajuda profissional pode ajudar a evitar esse problema”.

Além disso, o Yoga é um grande destaque pois ajuda a aliviar a ansiedade através de posturas e meditação que acalmam a mente e relaxam o corpo não apenas com efeitos momentâneos, mas prolongados no combate à ansiedade”, destaca Ravi Kaiut.

NeuroYoga: Prática direcionada

No entanto, não são todas as práticas de Yoga que conseguem ótimos resultados no controle do estresse e ansiedade, para isso, existe uma abordagem específica desenvolvida com base no Método Kaiut Yoga, explica Ravi.

O NeuroYoga é uma prática que mescla o yoga tradicional com os avanços científicos no entendimento do cérebro e sistema nervoso. Seu propósito é aprimorar a saúde mental, cognitiva, controle emocional e reação ao estresse. Ao unir esses elementos, o NeuroYoga se torna uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar”, detalha Ravi Kaiut.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.