Por que é importante reter talentos durante a pandemia?

0

Pensar em formas de processos de recrutamento e seleção, benefícios para colaboradores, retenção de talentos, treinamentos são alguns dos muitos desafios das empresas e de seus setores de RH.

Mais do que nunca, em um momento tão diferente e incerto causado pelo coronavírus, torna-se ainda mais importante cuidar dos colaboradores e reter talentos para que as empresas passem por essa situação de forma mais tranquila e com bons ambientes e resultados.

Você sabe a importância da retenção de talentos e como colocar em prática ações para que os talentos queiram estar em sua organização? Vamos falar mais sobre isso!

O que é retenção de talentos?

As pessoas são os grandes triunfos das empresas e responsáveis por seus resultados e crescimento, portanto, cuidar dela em momentos de crise é ainda mais importante e necessário. Mais do que contratar novas e boas pessoas, é preciso investir nos talentos que já compõe o quadro de funcionários da organização.

Com a competitividade no mercado, contar com pessoas engajadas e qualificadas é essencial para um negócio estar um passo à frente dos concorrentes, por isso, reter talentos é tão importante.

Reter talentos é mais do que ter pessoas há muito tempo em sua empresa, mas significa ter pessoas comprometidas, engajadas e que de fato vistam a camisa dos negócios, buscando crescer junto com a empresa.

Contar com boas estratégias de retenção de talentos é essencial, afinal, ter bons profissionais dá muitos resultados para as empresas, como:

  • Aumenta a qualidade e desempenho dos setores;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta motivação e engajamento;
  • Reduz gastos trabalhistas;
  • Atrai novos talentos qualificados;
  • Fortalece a marca empregadora.

Como reter talentos em meio a pandemia?

A retenção de talentos é um trabalho que deve ser feito a todo tempo, em todos os cargos e setores. Porém, com a pandemia muitos meios de trabalho precisam ser adaptados, assim como estratégias de relacionamento e cuidado com o colaborador. Confira algumas dicas importantes para que o funcionário não se sinta desmotivado mesmo em meio a insegurança que o momento oferece.

Garanta a segurança do colaborador

Em tempos de isolamento social, é de extrema importância que as empresas adotem home office e dê insumos para que as pessoas trabalhem de suas casas. Nem todos os funcionários têm escritórios em suas casas ou apartamentos, por isso, é importante disponibilizar notebooks, telefones, cadeira e mesa, se necessário.

Ter cuidado para que o colaborador realize seu trabalho da melhor forma, mesmo fora do ambiente organizacional é essencial para manter sua motivação.

Se sua empresa não permite que os trabalhos sejam realizados de forma remota, tome ações para reduzir a concentração de pessoas no mesmo ambiente, como escalas, e redobre a atenção com limpeza e segurança.

Além disso, é importante conscientizar e propagar hábitos de higiene e disponibilizar sabão, álcool em gel e máscaras, por exemplo.

Vale lembrar, que muitas empresas também estão pensando na segurança financeira do colaboradores e, por isso, de uns tempos para cá, muitas estão oferecendo a previdência privada para funcionários como benefício para reter talentos.

Tenha uma comunicação clara e eficiente

A comunicação é essencial para que os colaboradores da empresa entendam suas posições e saibam o que acontece de fato no ambiente organizacional. Mais do que nunca, com cada um em sua própria casa, ela deve estar completamente alinhada e ser clara para todos os setores.

Ruídos nas informações podem ocasionar grandes problemas e desmotivar muitos colaboradores. Para que isso não aconteça, defina reuniões de acompanhamento e planos de comunicação para que todos tenham conhecimento do que for necessário.

Além disso, tenha contato próximo dos líderes com os funcionários, não em forma de cobrança, mas sim para que o colaborador não se sinta perdido e sozinho em suas entregas.

Utiliza ferramentas que armazenem informações e processos para que todos os interessados tenham acesso sempre que quiserem.

Incentive o aprendizado

Promover e incentivar o aprendizado e crescimento do funcionário é muito importante para empresa e colaborador. Pessoas que se desenvolvem e estão sempre em buscas de aprendizados são capazes de levar para as empresas soluções inovadoras e estratégicas.

Mais do que nunca, incentive o aprendizado dos funcionários. Disponibilize treinamentos, materiais, cursos e eventos online e demonstre que a empresa se preocupa com sua carreira.

Valorize o funcionário

Quando os funcionários se sentem reconhecidos e valorizados torna-se mais difícil que eles queiram sair de uma empresa. Portanto, mesmo à distância, mostre para os colaboradores a importância de cada um para atravessar esse momento.

Além de salários e benefícios, esse reconhecimento precisa acontecer por meios de feedbacks, conversas sinceras entre líderes e até mesmo envio de pequenos presentes, por exemplo.

Reter talentos é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas e não sintam grandes perdas do futuro com a contratação e treinamentos de novas pessoas para substituir talentos perdidos.

Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema e trace algumas ações para valorizar o funcionário e demonstrar como ele é importante para seu negócio!

Leia também: Previsões para o horóscopo do dia de hoje (07/08/2020)


Amazonia 03 de Junho