Dia Mundial da Coluna Vertebral: Entenda como sua postura pode gerar dores de coluna

Fonte: MF Press Global

image 22

O Dia Mundial da Coluna Vertebral, celebrado em 16 de outubro, destaca a importância do cuidado com a coluna vertebral e promove a conscientização sobre sua saúde, tanto em relação aos tratamentos, quanto à prevenção de doenças relacionadas à coluna.

O surgimento de problemas de coluna podem decorrer de diversas razões, seja por predisposições genéticas ou outras condições, no entanto, um dos maiores gatilhos para esse tipo de doença é o estilo de vida e a má postura.

Como a má postura impacta a sua coluna vertebral?

De acordo com o proprietário da Franquia Doutor Hérnia, especializada em tratamentos e prevenção da hérnia de disco, Dr. André Pêgas, a má postura pode gerar diversos problemas de coluna, principalmente a hérnia de disco.

[Continua depois da Publicidade]

“Uma postura inadequada gera uma pressão desigual sobre os discos intervertebrais, ligamentos e músculos que compõem a coluna, o que pode levar a problemas graves, como hérnia de disco e dores crônicas nas costas. A pressão constante sobre a coluna pode causar desgaste precoce e degeneração dos discos, levando a condições debilitantes, sendo a principal a hérnia de disco”.

“A hérnia de disco surge quando o disco gelatinoso da coluna se projeta através de uma área enfraquecida da sua camada externa. Isso pode pressionar os nervos próximos, causando dor, formigamento e fraqueza nos braços e pernas afetados. Apesar de também ser influenciada por genética, sedentarismo, tabagismo e envelhecimento, a má postura também pode desencadear a hérnia”, afirma Dr. André Pêgas.

Como melhorar a sua postura no dia a dia?

Melhorar a postura exige uma atenção diária, mas existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar pressões indevidas na coluna vertebral, afirma o fisioterapeuta e especialista Dr. Laudelino Risso, também proprietário da Franquia Doutor Hérnia.

“O primeiro passo para melhorar a sua postura no dia a dia é desenvolver a consciência corporal para identificar posições inadequadas para a coluna, para isso a ergonomia, principalmente para pessoas que passam longos períodos sentados é fundamental, assim como a prática regular de atividades físicas”.

“Mas além disso, em casos onde já houve problemas de coluna ou há um forte histórico familiar é possível recorrer a técnicas preventivas. Na Doutor Hérnia possuímos um protocolo exclusivo específico para cuidar preventivamente da coluna vertebral aplicado em pacientes sem comprometimento do disco intervertebral utilizando técnicas de descompressão e ajustes biomecânicos, o que permite preservar funções importantes como a absorção e dissipação de pressões na coluna, evitando sobrecargas e futuros problemas”, explica Dr. Laudelino Risso.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.